Se eu não fizer uma operação de hemorroida, quais as consequências? Como sempre digo por aqui, é comum que algumas pessoas tenham receio de fazer uma cirurgia de hemorroida, seja por preocupação com o durante ou com o pós-operatório. Bem, o primeiro passo para compreender a necessidade de uma operação de hemorroida é entender que existem diferenças entre uma doença hemorroidaria e a crise de hemorroida.

A crise de hemorroida é um quadro agudo, geralmente caracterizado pelo aparecimento de uma bolinha ao lado do ânus. Essa bolinha costuma ser arroxeada e dolorida. Para esses casos, a cirurgia de hemorroida não é indicada, assim, a crise pode ser tratada de forma tópica, com banhos de assento, por exemplo.

A operação de hemorroida é indicada para pessoas com a doença hemorroidaria, ou seja, pessoas que sofrem com a hemorroida no dia a dia. Nesses casos, é possível observar que o tecido da região anal desce e sai ao fazer força para evacuar, ou em outros casos, ocorre sangramento anal, sangramento de hemorroida ou eliminação de muco.

Mas atenção: sangramento e muco também são sintomas de outros quadros na região anal, por isso, não tente se autodiagnosticar. Caso perceba esses ou outros sintomas, busque atendimento médico.

O que acontece se não fizer a operação de hemorroida?

Quando uma pessoa tem a doença hemorroidária raramente o quadro irá apresentar melhora sem nenhuma intervenção. O que costuma acontecer é quadro se estabilizar em algum momento ou apresentar piora.

Alguns hábitos podem piorar os sintomas, como uma alimentação desregrada, ingestão insuficiente de água, fazer muita força para evacuar ou a limpeza da região feita de forma bruta. Todos esses processos podem aumentar o inchaço e o desconforto na região.

Outra alteração que pode ocorrer é sangramento de hemorroida. O tecido da hemorroida é um tecido de mucosa, portanto é muito frágil e não deveria ficar “do lado de fora”. Por isso, ao ter contato constante com a roupa, pelos e pele, o tecido fica cada vez mais frágil, o que pode desencadear o sangramento de hemorroida

Em alguns casos, esse sangramento pode ser volumoso e frequente. Por isso, ao perceber o sangramento de hemorroida ou algum outro sangramento anal, busque um médico. Perder sangue constantemente e em grande quantidades pode causar quadros de anemia. Fique atento!

A produção de secreção também pode aumentar, caso não seja feita uma operação de hemorroida. Como disse acima, a medida que o tecido é agredido, mais muco ele produz e aumenta a umidade local. Essa umidade em excesso pode causar irritação na pele, maceração, coceira e até pequenas úlceras.

Dessa forma, ocorre uma piora significativa na qualidade de vida, principalmente para as pessoas que lidam com a hemorroida de grau 3 ou 4. É muito comum que o paciente mude toda sua rotina por causa das hemorroidas, entretanto, uma cirurgia de hemorroida geralmente é uma solução rápida e permanente.

Por isso, converse com seu médico! Existem diferentes tratamentos minimamente invasivos que podem te devolver a qualidade de vida sem grandes complicações no pós-operatório. Não sofra com as hemorroidas!  Busque atendimento profissional e encontre o melhor tratamento para você.