Caroço no ânus, trombose hemorroidária, cisto pilonidal, abscesso perianal e Gangrena de Fournier, o que todos esses quadros tem em comum? Todos eles podem aparecer na região anal e causar desconfortos.
E é sobre isso que falarei hoje! Doenças que se manifestam na região do ânus e que você precisa conhecer, vamos lá?
Da doença hemorroidária à trombose hemorroidária
Quem me acompanha há mais tempo certamente já sabe que todos temos hemorroidas, mas, se você chegou agora, vou explicar.
Todos nós temos o plexo hemorroidário, que é onde estão localizados os vasinhos de sangue que, quando inflamam, se transformam na doença hemorroidária.
A doença hemorroidária é a hemorroida como a maioria das pessoas conhece, com um inchaço na região ou um tecido que “desce” quando a pessoa vai ao banheiro.
A doença hemorroidária precisa de um tratamento específico para que os sintomas melhorem, e esse tratamento pode ser cirúrgico. Existem diferentes tratamentos de hemorroida e você pode ler mais sobre eles clicando aqui.
A trombose hemorroidária, ou crise de hemorroida, é um caso a parte. Nela, é comum que o paciente note um caroço no ânus, geralmente com uma coloração arroxeada. Esse caroço costuma ser bem dolorido e, eventualmente, pode sangrar.
Bem, a crise de hemorroida costuma se resolver sozinha, sem a necessidade de intervenções médicas. É um quadro agudo, que gera dor, mas se resolve em poucos dias.
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, a trombose hemorroidária nem sempre vai acontecer somente com quem tem a doença hemorroidária.
Um trauma na região, como o papel higiênico sendo passado de maneira brusca, ou a passagem de fezes duras pode machucar a região e causar uma trombose hemorroidária, fazendo com que um caroço no ânus surja.
Entretanto, você sabia que a trombose não é a única manifestação que pode causar um caroço no ânus?
Abscesso perianal pode causar um caroço no ânus
Não vá achando que toda bolinha ou carocinho na região é uma crise de hemorroida. O abscesso perianal é uma bolinha de pus que se forma, resultado de uma infecção local.
O caroço no ânus resultante do abscesso perianal tem algumas particularidades que o diferenciam do caroço que se forma na trombose.
A primeira diferença está na coloração: a bolinha do abscesso se apresenta em um tom mais avermelhado.
A segunda diferença é em relação ao tamanho: o abscesso perianal tende a crescer a medida que a infecção piora, enquanto o caroço da trombose hemorroidária tende a diminuir.
Saber a diferença entre os casos é fundamental para um tratamento certeiro, afinal, o abscesso perianal, na maioria das vezes, vai precisar ser drenado em consultório. Além disso, o tratamento também pode ser feito com antibióticos.
Mas é importante ressaltar: embora a drenagem seja um excelente tratamento, não tente fazer isso em casa! Você pode contaminar ainda mais a região, piorando os sintomas.
Ter isso em mente é fundamental até para evitar outras complicações, como a Gangrena de Fournier.
Gangrena de Fournier, o que é?
Quando uma infecção ou um abscesso perianal não são tratados corretamente, o quadro pode evoluir para uma Gangrena de Fournier.
Isso acontece quando a infecção se prolifera através do tecido gorduroso. Assim, ela pode alcançar diferentes áreas do nosso corpo, necrosando o tecido, o que pode levar à morte ou provocar a amputação de membros.
Cisto pilonidal
O cisto pilonidal não afeta diretamente o ânus, mas costuma estar localizado na região sacral, onde chamamos de “cofrinho”.
O cisto, muitas vezes, vai ter alguns pequenos buraquinhos bem no meio, e pode apresentar um abscesso pilonidal. Esses abscessos nem sempre vão precisar ser drenados, podendo ser tratados com antibióticos.
Os tratamentos para cisto pilonidal evoluíram muito, e hoje podem ser feitos até mesmo por laser, sem precisar deixar a ferida aberta. Esses tratamentos minimamente invasivos costumam apresentar melhor pós-operatório e podem provocar menos dor no paciente.
Entretanto, volto a lembrar que a percepção de dor é algo relativo, então, o que pode ser só um incômodo para uma pessoa, é uma experiência bem dolorida para outra.
Embora existam boas opções de tratamento para o cisto pilonidal, é necessário ter atenção no momento do diagnóstico.
Existe uma doença chamada hidradenite supurativa, que também apresenta abscessos e pode se manifestar em qualquer região do corpo, inclusive o cofrinho, embora as axilas sejam as áreas mais afetadas.
A maior diferença que se pode observar entre elas, a princípio, é que o cisto pilonidal apresenta alguns furinhos no meio, como eu disse acima. A hidradenite supurativa não tem essa aparência.
Por isso, ao notar alguma alteração na região anal, busque atendimento médico. Sei que muitos de vocês ficam inseguros, já que nem sempre conseguem um atendimento rápido com um proctologista, mas não deixem de buscar um profissional.
Um clínico pode fazer uma avaliação prévia e indicar qual especialidade você deve buscar, o importante é não deixar de cuidar da saúde!
Comentários