Hoje vou responder algumas dúvidas de vocês sobre o intestino. Estou sempre falando como cuidar bem dele para ter uma melhor qualidade de vida, mas nesse texto vou começar respondendo perguntas simples, como “o que é intestino”, “qual a diferença do intestino delgado e grosso” ou “para que serve a colonoscopia”, vamos lá?
O que é intestino?
O intestino é um tubo digestivo que vai da boca até o ânus. Neste tubo, encontramos o esôfago, estômago, duodeno e os intestinos: o intestino delgado e intestino grosso. Suas funções são: processar a digestão dos alimentos e realizar sua absorção, produzir hormônios responsáveis pela sensação se saciedade e abrigar o microbioma intestinal.
O microbioma intestinal é onde encontramos bactérias, vírus, protozoários e fungos que são necessários para que nosso organismo viva em equilíbrio. Além disso, eles garantem o bom funcionamento intestinal.
Intestino delgado e intestino grosso: qual é mais importante?
Bem, em nosso corpo temos o intestino delgado e o intestino grosso. No intestino delgado ocorre, principalmente, a digestão e absorção de nutrientes. Por outro lado, o intestino grosso tem a função de produzir e armazenar as fezes, além de promover a absorção de água.
Assim, se retirarmos totalmente o intestino grosso, o que pode acontecer em casos onde o paciente tem câncer em mais de um segmento do intestino, por exemplo, ainda é possível que o paciente viva. Por outro lado, se retiramos todo o intestino delgado, não é possível que o paciente viva.
É necessário que o intestino delgado tenha um tamanho mínimo para que o paciente viva sem ter um quadro chamado “síndrome de intestino curto”. Dessa forma, tendo uma parte do intestino delgado, é possível que a pessoa viva, mesmo que apresente algum grau de diarreia.
Portanto, apesar de todos os nossos órgãos terem uma função importante em nosso organismo, podemos dizer que o intestino delgado é mais importante.
Como fazer o intestino funcionar após a colonoscopia?
Bem, como já disse em alguns conteúdos aqui, o preparo para a colonoscopia limpa todo o intestino grosso, retirando todas as fezes da região. Por isso, é comum que voltar a ir ao banheiro após a colonoscopia possa demorar um pouco, afinal, o organismo terá que produzir todas as fezes novamente.
Para melhorar o funcionamento intestinal, é necessário tomar bastante líquido. Além disso, as fibras são indispensáveis, são elas que irão compor o bolo fecal. As fibras podem ser encontradas em sementes e grãos, frutas com casca, como a maçã e também as folhas.
Por que o intestino é o segundo cérebro?
O intestino pode ser chamado de segundo cérebro por ter uma interação direta com nosso sistema nervoso central, o que influencia diretamente em nosso humor. Além disso, o intestino tem o sistema nervoso entérico, o segundo maior sistema nervoso do nosso corpo.
Por isso o intestino é considerado o segundo cérebro, afinal, não só influencia no funcionamento do primeiro cérebro, como também tem um sistema nervoso todo seu, o sistema nervoso entérico.
Por que o intestino faz barulho?
Quando o intestino se movimenta, ele faz uma propulsão do seu conteúdo. Dependendo da região, esse conteúdo será mais líquido ou mais sólido, além de estarem “misturados” aos gases. Além disso, quando temos uma dieta rica em alimentos fermentáveis, mais líquidos e mais gases serão produzidos, fazendo com que o barulho da movimentação seja ainda mais alto.
Outro momento em que o intestino faz barulho é quando estamos com fome. Ele começa a se adaptar ao esvaziamento e isso causa a “barriga roncando”. Portanto, não se preocupe, esses barulhos são gerados na movimentação intestinal.
Bem, essas foram algumas dúvidas sobre intestino. Em meu canal do YouTube você pode acompanhar mais conteúdos como esse e ficar por entro de todas as novidades. Além disso, caso perceba uma alteração no seu intestino, não se automedique, busque atendimento médico.
Comentários