Se você acompanha o meu conteúdo há algum tempo, certamente já me viu falar sobre os benefícios do banho de assento e até mesmo sobre as formas de fazer banho de assento. Entretanto, hoje resolvi falar desse assunto em uma abordagem diferente: fazer banho de assento antes de evacuar, pode ter um impacto positivo? Vamos lá ver mais sobre o tema?

Bem, antes de profundar neste tema, vamos relembrar o que é o banho de assento. Assim como o nome diz, o banho de assento consiste em preencher uma bacia ou outro recipiente com água e se assentar. Além disso, é possível fazer banho de assento morno ou frio, dependendo do tipo de doença orificial a ser tratada.

Quando fazer banho de assento com água morna ou fria?

Fazer banho de assento com água morna vai ajudar no fluxo de sangue local. Assim, ele  vai relaxar a musculatura do ânus, o que é muito interessante naquelas situações em que tem uma dor persistente na região, como ocorre em quadros de trombose hemorroidária e fissura anal.

Já os benefícios do banho de assento com água fria estão relacionados com a diminuição do fluxo sanguíneo local. Isso melhora, por exemplo, os sangramentos causados por uma fissura anal ou hemorroidas. Além disso, quando tem um trauma local, ou uma inflamação local, o frio ajuda a aliviar a dor.

Dessa forma, os benefícios do banho de assento, tanto morno quanto frio, incluem o alívio de dor e a melhora de quadros da região ali do ânus.

Bem, essa função do banho de assento já é bastante conhecida. Vamos agora aprofundar no tema principal: afinal, quando é indicado fazer banho de assento antes de evacuar?

Banho de assento antes de evacuar

Então, como eu disse acima, o banho de assento com água morna vai ajudar no relaxamento de musculatura, certo? Assim, pense em uma pessoa que está lidando com uma fissura anal, que tem dor no ânus, ou que tem uma tensão muscular na região.

Quando essa pessoa vai ao banheiro, é comum sentir que o ânus não relaxa e não permite a passagem das fezes, dando uma sensação de evacuação obstruída. Então, quando a pessoa chega no banheiro, tem que fazer muita força para conseguir evacuar.

É nessas situações que fazer banho de assento antes de evacuar é indicado. O calor local pode ajudar a relaxar essas musculaturas anais, facilitando a evacuação. Assim, antes de ir ao banheiro, a pessoa faz o banho de assento, o que vai facilitar a evacuação e permitir que as fezes passem ali sem machucar a região, melhorando muitas vezes aquela dor que acontece durante e após a evacuação.

Então a pessoa está fazendo o banho de assento de uma forma preventiva para relaxar o ânus para e assim não o machucar e sentir dor. Só que com a passagem das fases, a pessoa tem uma fissura anal, isso leva a uma irritação local e vai causar também aqueles pasmos muscular.

Banho de assento após evacuar

Um dos principais benefícios do banho de assento é, sim, relaxar o músculo da região anal. Entretanto, a água morna não vai bloquear o músculo, não é igual o botox, que também pode ser feito no caso de fissuras. A água morna vai ajudar a relaxar, então pode ajudar na evacuação, mas não vai resolver totalmente.

Ou seja, caso sinta necessidade, a pessoa pode fazer banho de assento após a evacuação, e ele pode ser com água morna ou até com água fria. A temperatura da água vai depender do quadro e do que a pessoa nota que dá mais alívio.

Mas, será que esses banhos de assento são só para alívio sintomático, para ajudar na melhora de dor e dos sintomas locais?

Outros benefícios do banho de assento e tratamentos adicionais

Outro dos benefícios do banho de assento é sua ajuda na cicatrização. Tem estudos, em geral, mais antigos, que mostraram que se uma pessoa faz o banho de assento, tem uma chance de cicatrizar uma doença orificial. Um exemplo é a fissura anal ou melhorar quadros de hemorroidas inflamadas. Isso ocorre porque a água fria melhora o fluxo de sangue.

O banho de assento, apesar de muito eficaz, não é um tratamento a longo prazo. Para isso temos outros tratamentos que são mais eficazes.

• Botox: vai relaxar o músculo, atuando de forma muito eficaz e durante um período prolongado.
  • Medicação via oral: relaxantes musculares, por exemplo, vão ajudar a aliviar a tensão no músculo. Além disso, medicações que vão ajudar na evacuação, deixando as fezes mais amolecidas e mais fáceis de eliminar, traumatizando menos aquela região.
  • Laser: o laser de baixa potência pode ajudar na cicatrização de feridas, como as fissuras anais.

Então, tudo o que a puder ser feito para melhorar a nutrição local, melhorar a oxigenação local e diminuir trauma, está ajudando na cicatrização e diminuindo a chance de acontecer uma hipertonia anal.

Bem, espero que esse texto tenha ajudado a entender os benefícios de fazer banho de assento e a esclarecer a forma segura de realizar a prática. E se você já é adepto do banho de assento, mas precisa de uma intervenção diferente, entre em contato comigo! Será um prazer fornecer um atendimento de qualidade e melhorar seu bem-estar.