Em meu último conteúdo aqui no blog, falei sobre a dieta para colonoscopia e em como ela é importante para a realização do exame. Continuando nessa temática, hoje venho falar sobre a Escala de Boston, que define se o preparo para colonoscopia foi feito de forma correta. Vamos lá? 

Bem, antes de falar como a Escala de Boston avalia a qualidade do preparo para o exame, vamos relembrar porque é importante se preparar para o procedimento. A colonoscopia é um exame feito para que com o objetivo de enxergar e avaliar o interior do intestino. 

Por isso, é importante que o paciente esteja com o intestino limpo, sem fezes acumuladas. Outro ponto que vale ressaltar é que é comum e esperado que você tenha uma pequena diarreia e, assim, limpar seu intestino. E é aí que entra a Escala de Boston

Como funciona a Escala de Boston?

Bem, a classificação da Escala de Boston é feita de acordo com a presença de fezes sólidas ou pastosas, fezes amolecidas, fezes líquidas ou uma ausência total de fezes. Assim, após avaliar o interior do intestino, damos uma nota de 1 a 3  em diferentes segmentos, o lado direito, o lado esquerdo e a parte mais baixa. Ou seja, em cada uma dessas áreas, a nota pode variar de 1 a 3, sendo 1 a menor e 3 a maior. 

Ao final da avaliação, vamos somar essa nota. Então, se você tem uma nota 9 (que é a soma das três notas 3 em cada segmento), significa que  você tem o melhor preparo. Esse resultado é o que consideramos um preparo excelente. 

Por outro lado, a nota mais baixa significa que o preparo não está adequado, eventualmente é um preparo até inexistente. Então, como fazer um bom preparo para colonoscopia?

Como é a dieta para colonoscopia?

Como já falei aqui no blog, a dieta para colonoscopia é uma dieta de baixo resíduo. Como o objetivo é que o intestino fique limpo, o ideal é não comer coisas que vão produzir mais fezes, porque isso atrapalharia o preparo. 

Afinal, não adianta ficar tomando laxante e comendo fibra, por exemplo. Eu costumo defender os alimentos ricos em fibra para melhorar o funcionamento intestinal, mas, em um preparo para colonoscopia, queremos o oposto. Por isso, antes de realizar a colonoscopia, o paciente é submetido a uma dieta bem restrita. 

Dessa forma, na dieta para colonoscopia, são indicados alimentos de fácil digestão, como líquidos, claros, já que o objetivo é não produzir fezes. Essa dieta de baixo resíduo, normalmente, deve ser seguida por dois ou três dias.

Após esse período, você deve tomar um laxante que é muito forte e que vai ajudar a limpar totalmente o intestino. Normalmente, o medicamento pode ser dividido em doses ou ser tomado de uma vez só. 

Por que fazer o preparo para colonoscopia

A essa altura, você já deve ter entendido que seguir a dieta e tomar os laxantes é indispensável para fazer a colonoscopia, não é? Bem, um dos motivos para isso é evitar ter que refazer todo o preparo. 

Se você chega ao consultório, faz o exame e analisamos seu preparo com a Escala de Boston e, por alguma razão, a nota é baixa, o exame é considerado incompleto. O exame pode ser incompleto porque não foi possível ver totalmente o intestino, ele pode ser incompleto porque tinha algum fator obstrutivo, mas ele também pode ser incompleto por causa do preparo. 

Se o seu exame for considerado incompleto, é preciso reagendar uma nova data para fazer a colonoscopia. Isso implica em realizar um novo preparo para colonoscopia, tendo que fazer uma dieta de baixo resíduo e tomar os laxantes para ter uma nova diarreia. Não é isso que você quer, certo? 

Por que a Escala de Boston é importante? 

Avaliar a qualidade do preparo impacta diretamente a qualidade do exame e como a equipe médica vai proceder. Imagina se, durante a colonoscopia, encontramos um pólipo no intestino?

Se a visibilidade estiver ruim, podemos não conseguir retirar o pólipo, ou até mesmo o retirar e o perder entre as fezes. Assim, não seria possível analisar o tipo de pólipo e entender com o que estamos lidando. 

Além disso, a retirada de pólipos pode resultar em uma complicação, como sangramento. Com o intestino cheio de fezes, não seria possível identificar o sangramento. 

Por isso aplicar a Escala de Boston é tão importante! Então, siga corretamente as orientações do preparo de colonoscopia, assim, conseguimos realizar um exame com segurança e eficiência. Tem alguma dúvida sobre o tema? Entre em contato comigo