“Dr. Marcelo, meu exame de sangue oculto nas fezes deu positivo, eu devo repetir?”. Já recebi essa pergunta diversas vezes em consultório e gostaria de falar sobre isso. Afinal, quando o resultado desse exame é positivo, é preciso repetir?
A resposta é não! Quando você faz um exame de sangue oculto e ele dá positivo, a única informação que a equipe médica tem é que naquele momento você tinha sangue nas fezes, mas não sabe a causa. Se você repete o exame, ele pode ou não dar positivo, afinal, no momento em que você refez o procedimento, podia não haver nenhum sangramento.
Diante dessa situação, é comum que o paciente pense que “não é nada” e deixe de fazer um exame mais específico para entender qual a origem do sangramento. Isso pode atrasar o diagnóstico, trazendo complicações ao quadro.
Quando fazer o exame de sangue oculto nas fezes?
O exame de sangue oculto nas fezes deve ser feito em quem não está sangrando, pois ele é um exame de rastreamento. Então, o indicado é que seja feito por uma pessoa que chegou a 45 anos de idade ou 50, dependendo do protocolo. Dessa forma, o exame deve ser repetido anualmente, desde que ele sempre dê negativo.
Por outro lado, se a pessoa estiver sangrando, ele não é um exame adequado, por um motivo simples. Se tem sangue visível e a pessoa faz o exame de sangue oculto, se ele dê positivo, não acrescentou nada, não é mesmo? E se ele dê negativo, você não vai acreditar porque você viu o sangue. Sendo assim, quem está sangrando não deve fazer o exame de sangue oculto nas fezes.
Além disso, esse exame não deve ser feito fora da idade. Quando ele é feito fora da faixa etária que mencionei acima, é por questões muito específicas. Afinal, antes dos 45 anos, tem muita chance de vir positivo por inúmeras causas, como uma fissura anal e até mesmo a menstruação pode afetar no resultado.
Então é um exame que se der positivo numa pessoa jovem, ele não vai acrescentar muito porque tem uma grande chance de ser um falso positivo. É considerado um falso positivo quando o exame positiva para outras coisas, sem ser o que a gente está procurando.
Então, o que procuramos com o exame de sangue oculto?
Ao fazer esse exame, em geral, estamos procurando pólipos e câncer de intestino. O exame de sangue oculto nas fezes é um exame preventivo, por isso a indicação é que seja feito por pessoas com 45 anos ou mais, pois essa é a idade indicada para iniciar os exames de rastreio.
Então, se o exame der positivo, o paciente vai ser orientado a fazer uma colonoscopia para verificar o quadro e entender a origem do sangramento. Assim, quando o exame de sangue oculto é positivo, o próximo passo é fazer a colonoscopia. Por outro lado, o resultado negativo leva à repetição anual do exame.
Exame positivo: quais podem ser as causas?
Existem diferentes motivos para um exame de sangue oculto dar positivo. Entre elas estão: hemorroida, fissuras, pólipos, câncer de intestino e até mesmo retite. Assim, com a colonoscopia, conseguimos ver todo o interior do trajeto que vai do intestino ao ânus e, dessa forma, detectar a causa do sangramento.
É importante lembrar que, é possível, durante o exame de colonoscopia, retirar pólipos que possam estar na região. Assim, podemos evitar que ele evolua para um câncer.
Também é possível tratar um câncer em estágio inicial com a colonoscopia. Por outro lado, se encontrarmos um câncer mais avançado, é possível fazer uma biopsia e buscar o melhor tratamento para aquele quadro.
Por isso, é importante entender a função do exame de sangue oculto nas fezes e, seguir as orientações médicas após a realização do procedimento. Se você tem dúvidas sobre o tema, ou mesmo tem medo de fazer o rastreio e encontrar alguma alteração, entre em contato comigo! Fazer o exame é o primeiro passo para manter o cuidado da sua saúde em dia!
Comentários