Aviso de conteúdo sensível!

O que vemos no vídeo acima é um caso real de um paciente que atendi em consultório. Nele, faço uma drenagem de abscesso perianal. Esse vídeo pode ser sensível para algumas pessoas, por isso, veja apenas se você não tiver problemas com cenas fortes ou com regiões íntimas.

Olá meus amigos, hoje resolvi trazer um conteúdo um pouco diferente do habitual. Sempre falo aqui sobre o abscesso perianal e os riscos que ele pode trazer para sua saúde. Por isso, hoje escolhi falar sobre a importância que a drenagem de abscesso perianal tem para a manutenção da sua saúde.

O que é abscesso perianal?

A região anal possui glândulas que produzem secreções para facilitar a passagem das fezes, um processo natural do nosso organismo. Entretanto, algumas dessas glândulas,  ocasionalmente, podem se obstruir e isso cria condições ideais para a proliferação de diversas bactérias, resultando em uma infecção. Quando isso acontece, um abscesso perianal pode ser formado.

A formação de um abscesso perianal resulta na produção de pus. Eventualmente, esse pus precisa ser drenado, formando uma passagem. Essa passagem, criada para drenar o pus do abscesso perianal, é conhecida como fístula. Já falei sobre as fístulas aqui e em meu canal do YouTube, você pode ver meu vídeo mais recente sobre o tema clicando aqui.

Como mencionado, um abscesso perianal é uma coleção de pus. É comum que algumas pessoas confundam esse quadro com um furúnculo. Embora semelhantes, abscessos e furúnculos são diferentes em suas causas e tratamentos. Para entender melhor, você pode ler mais sobre o tema clicando aqui.

Um abscesso pode se manifestar na região anal com o formato de uma “bolinha”. Ele deixa a mucosa avermelhada e bastante dolorida. Além disso, há presença de pus, e, geralmente, o abscesso tende a piorar.

Por isso, é necessário buscar tratamento para o abscesso antes que ele evolua para uma Gangrena de Fournier. Geralmente, um abscesso perianal melhora quando seu conteúdo é drenado, semelhante ao que ocorre com espinhas. No entanto, nem sempre o abscesso drena espontaneamente, e é aí que a situação pode se tornar ainda mais perigosa.

A Gangrena de Fournier é uma infecção grave que se manifesta na região anal e pode resultar do acúmulo de pus e da infecção prolongada do abscesso. Essa condição pode se agravar a ponto de levar o paciente à morte, por isso é indispensável realizar a drenagem de abscesso perianal.

Abscesso anal, como tratar? – Conheça a drenagem de abscesso perianal

Como mencionado anteriormente, a drenagem de abscesso perianal resulta em uma melhora significativa. Então, o ideal é drenar o conteúdo, certo?

Bem, a resposta não é tão simples. Embora o tratamento do abscesso envolva a drenagem do conteúdo, essa drenagem deve ser feita por um profissional após uma avaliação médica.

Portanto, não tente drenar o abscesso anal em casa! Isso pode introduzir ainda mais bactérias na região, aumentando a infecção, piorando os sintomas e podendo até causar sangramentos que caracterizam uma hemorragia.

Além disso, nem sempre a drenagem de abscesso é suficiente. Em alguns quadros, um abscesso pode evoluir para uma fístula perianal, como mencionei acima.

A drenagem de abscesso perianal, como demonstrado no vídeo, é um procedimento indispensável para evitar complicações graves, como a Gangrena de Fournier. Esse quadro de infecção pode se tornar extremamente perigoso se não for tratado adequadamente.

Não se esqueça, embora a drenagem de abscessos perianais seja um procedimento que alivia significativamente a infecção, deve ser sempre realizada por um profissional de saúde. Tentar drenar um abscesso em casa pode agravar a infecção, introduzir novas bactérias e causar complicações, incluindo hemorragias.

Ao perceber sintomas como dor, inchaço, vermelhidão ou presença de pus na região anal, procure atendimento médico imediatamente. Um diagnóstico e tratamento precoces são essenciais para a sua saúde e bem-estar. Não hesite em se consultar para receber o cuidado necessário.