Que uma hemorroida inflamada causa diversos desconfortos e até mesmo limitações, você já sabe. Entretanto, existem medidas simples que podem aliviar os sintomas relacionados à hemorroida inflamada, e é sobre isso que falarei hoje. Vamos lá?

Bem, a hemorroida inflamada nada mais é que uma crise de hemorroida ou trombose hemorroidária. Como já mencionei aqui algumas vezes, uma crise de hemorroida pode ser causada por diversos fatores, como o trauma causado pela passagem de fezes duras na região anal. Assim, os vasos de sangue que compõem o plexo hemorroidário, sofrem um processo de inflamação, causando dor e desconforto.

Como aliviar os desconfortos de uma hemorroida inflamada?

Alimentação
A alimentação tem um papel fundamental nisso. O que você come influencia diretamente no funcionamento do seu corpo e, por isso, durante uma crise de hemorroida inflamada, alguns alimentos devem ser evitados.

Quais alimentos evitar?

Pimenta, bebidas alcoólicas, molhos muito picantes, mostarda e ketchup entram na lista. Além disso, você deve evitar os alimentos processados e os embutidos.

A escolha desses alimentos impacta diretamente o funcionamento intestinal e a qualidade das fezes. Se lembre de que o ideal é que as fezes estejam macias para que não machuquem ainda mais a região no momento da evacuação.

Cuidados com a região anal
Os cuidados com a região do ânus. Mesmo hoje, a evacuação é cercada de mitos como, por exemplo, a necessidade de ir ao banheiro todo dia. Falei acima que uma boa alimentação melhora o funcionamento intestinal, não é? Porém, ela não é a única responsável pelas idas ao banheiro.

Algumas pessoas, mesmo se alimentando bem e fazendo exercícios, não vão ao banheiro todos os dias. Ao contrário do que se pensa, isso pode ser normal, a frequência de evacuações varia de pessoa para pessoa, por isso nem todos vão sentir vontade de evacuar todos os dias.

Esses cuidados vão te ajudar a sentir menos dor nos quadros agudos de hemorroida inflamada, entretanto, podem não ser tão eficazes em casos mais complexos, como uma hemorroida já estabelecida. Por isso, é importante reconhecer os sintomas de cada quadro e procurar um tratamento de hemorroida adequado.

Saiba diferenciar uma crise de hemorroida de outro quadro de hemorroida

Como eu disse acima, saber diferenciar um quadro agudo de um quadro já bem estabelecido é fundamental para saber buscar o tratamento correto. Assim, entre os sintomas de hemorroida inflamada podemos citar: dor intensa, inchaço e, em casos de crise de hemorroida, um carocinho no ânus de cor arroxeada. É válido lembrar que qualquer pessoa pode ter uma crise de hemorroida, afinal, como eu disse acima, esse quadro é desencadeado por diferentes motivos.

Uma pessoa que tem sintomas de hemorroida no dia a dia, pode identificar os seguintes sintomas: um tecido descendo pelo ânus, sangramento e dor local. Essa provavelmente não vai observar melhoras no quadro se seguir as dicas que dei, por isso, ela precisa procurar um atendimento médico o quanto antes.

É durante o atendimento que o profissional vai avaliar a hemorroida e definir o tratamento de hemorroida mais indicado. Por exemplo, uma hemorroida grau 1, ou hemorroida grau 2 pode ser tratada no consultório com uma ligadura elástica. Entretanto, com a hemorroida grau 3, apenas em alguns casos conseguimos esse tratamento.

O que é a ligadura elástica e como ela funciona

A ligadura elástica é um procedimento em que vamos puxar a hemorroida, disparar uma borrachinha e “amarrar” essa borrachinha na base da hemorroida. Assim, o fluxo sanguíneo que está alimentando a hemorroida é interrompido e todo aquele tecido inflado cai. Em geral, esse é um tratamento que não dói, se apresentando mais como uma má sensibilidade ou um desconforto. O tratamento de hemorroida com a ligadura elástica pode ser feito em consultório e o paciente retorna entre uma semana a um mês para acompanhamento

Em síntese, a hemorroida inflamada, apesar de ser desconfortável e dolorida, pode ser tratada rapidamente sem a necessidade de cirurgia! Tudo vai depender do cuidado que você e do quão rápida é a sua ida ao médico. Além disso, é importante tomar pequenas precauções para que a sua hemorroida não saia e piore a sua situação e cause esse transtorno desnecessário.

Mas, se você vivenciar uma crise de hemorroida, não se desespere porque, como eu disse, todas as pessoas estão sujeitas a esse tipo de caso. Portanto, permaneço com os avisos de sempre: cuidado com a alimentação, pratique exercícios físicos e não perca tempo desnecessário no banheiro! Se você está sentindo algum desconforto no momento da evacuação, entre em contato e vamos juntos buscar o melhor tratamento para você.