Se você me acompanha há algum tempo, certamente sabe que o sangramento anal não deve ser considerado normal e sim um sinal de alerta para algum quadro ou doença orificial. Existem diferentes causas de sangramento anal, e diferentes intervenções. Sendo assim, hoje falarei um pouco sobre o que causa e como parar sangramento anal. Vamos lá?
Existem diferentes causas de sangramento anal. Uma das causas pode, sim, ser as hemorroidas (que é o que a maioria das pessoas pensa), entretanto, as fissuras anais, pólipos e quadros intestinais também podem ser causas de sangramento anal. O tipo de sangramento e suas causas mudam a forma como vamos lidar com o quadro e as opções que temos sobre como parar sangramento anal.
Sendo assim, o sangramento no ânus pode ter duas características: pode ocorrer de forma volumosa “de uma vez só”, mas também pode ser um sangramento recorrente, saindo aos poucos. Esse sangue pode vir do intestino ou do próprio ânus, o que varia de acordo com o quadro que o paciente está enfrentando.
Como eu disse, um paciente pode lidar com um sangramento recorrente ou esporádico. Vamos compreender as diferenças de cada um e avaliar como parar sangramento anal em cada caso:
Como parar sangramento anal recorrente
O sangramento recorrente, quando vem das hemorroidas, costuma estar presente durante a evacuação, mas para sozinho alguns momentos depois. Algumas pessoas tendem a não dar a devida importância para esse tipo de sangramento, justamente por ser em pouca quantidade e parar logo depois.
Entretanto, essa situação pode ser perigosa! Perdas de sangue constante e recorrente podem levar a um quadro severo de anemia. Se é assim tão perigoso, então como parar sangramento anal recorrente?
Os pacientes que lidam com esse quadro, a princípio, não precisam buscar uma intervenção mais profunda. Melhorar o funcionamento intestinal e evitar traumas na região anal já é o bastante para parar esse tipo de sangramento.
Como parar sangramento anal esporádico
Quando o sangramento no ânus ocorre de forma esporádica, de forma volumosa e com muito sangue, o paciente enfrenta um risco imediato maior. Nesse tipo de sangramento, o paciente pode sofrer um choque hemorrágico, que é quando a pressão arterial cai bruscamente e pode causar desmaios.
Dessa forma, esse tipo de sangramento anal deve ser controlado o mais rápido possível. Quando esse sangramento vem do ânus, existem alguns métodos de como parar sangramento anal que podemos fazer.
Um deles é colocar uma compressa fria ou gelada na região, a compressa vai causar uma vasoconstrição, fechando os vasos de sangue para parar o sangramento. Mas atenção: evite colocar gelo diretamente sobre a pele para não causar queimaduras na região.
Em algumas situações, a compressa por si só não será o bastante para cessar o sangramento anal. Em muitos casos, o sangramento de hemorroida vem do sangue arterial, sendo um sangramento que sai com muita pressão.
Sendo assim, a compressão local pode ser a melhor alternativa. Você já ouviu falar de torniquete? Bem, o princípio da compressão é o mesmo do torniquete, que consiste em parar a circulação de sangue na região. Assim, você pode usar panos, toalhas ou gazes para comprimir o sangue e parar o sangramento anal.
Entretanto, em casos onde as causas do sangramento anal são as hemorroidas internas, fazer uma compressão pode não ajudar muito. Em alguns pacientes, pode parecer que o sangramento parou, mas o sangue continua drenando para dentro do ânus, fazendo com que na próxima ida ao banheiro, o paciente perca tudo.
Por isso, se você percebeu algum sangramento anal, por menor que seja, não deixe de buscar atendimento médico! O sangramento no ânus pode ter consequências sérias à saúde, não perca tempo e não deixe de se cuidar!
Comentários