Você sabia que a lavagem intestinal pode ser recomendada em diferentes casos, inclusive pode ser utilizada como preparo para exames, como a colonoscopia?
Esse processo de limpar as fezes acumuladas é feito por diversas pessoas e também recebe o nome de “chuca”. Entretanto, apesar de parecer um processo simples, a lavagem intestinal, quando feita de maneira errada, pode trazer riscos.
Sendo assim, hoje falarei mais sobre o que é a lavagem, como fazer lavagem intestinal, o que é enema retal e seus riscos. Acompanhe!
O que é a lavagem intestinal?
A lavagem intestinal consiste em injetar um líquido, seja um medicamento ou água pura, na região do reto para auxiliar a expulsão de fezes acumuladas.
A prática pode ser recomendada para pessoas que tem um fecaloma, que é uma massa de fezes endurecidas no reto. Assim, ao realizar a lavagem intestinal, o fecaloma pode ser evacuado.
Além disso, a lavagem intestinal também é comumente realizada por pessoas que praticam sexo anal. Conhecida por muitos como “chuca”, a lavagem, nesse contexto, tem como objetivo limpar as fezes acumuladas no reto para que nenhum “acidente” ocorra durante a relação.
É possível realizar a lavagem sem maiores riscos, desde que você saiba como fazer lavagem intestinal da maneira adequada, utilizando os utensílios corretos. Assim, confira como fazer lavagem intestinal.
Como fazer lavagem intestinal?
Para realizar a lavagem corretamente, precisamos introduzir o líquido no reto. Entretanto, o ânus está fechado, impedindo que o líquido entre, correto? Sendo assim, precisamos selecionar uma sonda para que o processo seja feito corretamente e em segurança.
Para isso, é possível utilizar um clister ou enema retal, um utensílio pensado para realizar lavagens. Assim, um enema retal já vem com um bico aplicador, facilitando sua utilização.
Bem, tendo em mãos a sonda, é necessário a introduzir no ânus e, para isso, o ideal é que um lubrificante seja usado. Dessa forma, os riscos de um corte ou outro tipo de trauma são reduzidos.
Além disso, o indicado é que o lubrificante seja a base d’água ou silicone, para que, dessa forma, não ocorra nenhuma interação com medicamentos.
Após introduzir o enema retal, o próximo passo sobre como fazer lavagem intestinal é estar na posição correta.
Pode parecer incomum, mas o ideal é que a pessoa esteja deitada do lado esquerdo do corpo para fazer uma lavagem intestinal.
O motivo para a posição é a anatomia do nosso corpo, já que o intestino está localizado mais a esquerda. Assim, o líquido pode alcançar o reto e o cólon sigmoide.
Quanto líquido usar no enema retal?
A quantidade de água ou medicamento usado na lavagem pode variar. Caso você esteja com uma prisão de ventre, uma quantidade menor de água pode ser o bastante para estimular os movimentos evacuatórios.
Entretanto, em quadros onde há um grande acúmulo de fezes e até mesmo um fecaloma, o volume de líquido deve ser maior.
É importante ter isso em mente já que, alguns enemas retais terão, em média, 40ml enquanto outros terão 500ml. Além disso, o volume o reto é variado de pessoa para pessoa, portanto, se atente à quantidade de líquido durante o processo.
Inserir uma quantidade elevada de líquido para realizar uma lavagem intestinal pode causar até mesmo uma ruptura intestinal. Portanto, fique atento aos sinais de desconforto e dores que possa sentir durante o processo e suspenda a inserção de mais líquidos.
Para que o enema retal funcione, o ideal é que, após inserir o líquido, o paciente espere alguns minutos antes de expelir todo o conteúdo. É importante ter em mente que, em casos com grande acúmulo de fezes ou fecaloma, esse processo pode ser repetido.
Quando fazer uma lavagem?
Como disse acima, a lavagem intestinal pode ser feita para melhorar sintomas de prisão de ventre, expulsar fecalomas ou ser parte do preparo para um exame.
Entretanto, apesar de ser um processo relativamente simples e possível de ser realizado em casa, sempre faça a limpeza com cuidado, se atentando aos sinais do seu corpo e seguindo as dicas que dei acima.
Além disso, se mesmo após a lavagem intestinal você sentir que os sintomas não aliviaram, busque atendimento médico. Juntos vamos investigar o que está causando a constipação e buscar o melhor tratamento!
Comentários