Sempre falo aqui sobre como curar hemorroidas sem cirurgia, mas é sempre bom relembrar as melhores formas, certo? Sendo assim, hoje falarei sobre como tratar hemorroidas, além de abordar qual pode ser o melhor tratamento para hemorroida para cada caso. É possível tratar a hemorroida sem cirurgia, mas para isso, você precisa se comprometer a mudar alguns hábitos diários. Vou te contar como!

O primeiro passo para encontrar o tratamento para hemorroida correto para seu tipo de caso é identificar se estamos lidando com um quadro crônico ou com uma crise de hemorroida, que é um quadro agudo. No quadro crônico, a hemorroida, muitas vezes, já sofreu alteração de tamanho e pode sair pelo ânus. Já o quadro agudo de crise de hemorroida, normalmente apresenta inflamação e inchaço. Mas, como curar hemorroidas sem cirurgia durante as crises?

Como controlar uma crise de hemorroida

As cirurgias de hemorroidas não são indicadas para serem feitas durante uma crise de hemorroida, já que o tecido está inflamado e apresenta alteração. Sendo assim, conheça as opções para tratar hemorroidas inflamadas:

Não use papel higiênico
Realizar a limpeza do ânus com papel higiênico é muito comum, mas não é a melhor forma de higienização, principalmente durante uma crise de hemorroida. Com o atrito do papel com a pele agride o tecido que já está fragilizado, podendo ferir ainda mais a região.

Sendo assim, a melhor forma de realizar a limpeza anal é com água, mas clama hein, cuidado com a pressão! Se atente à força da sua duchinha higiênica, o ideal é que a pressão (ou força da água) seja baixa, assim não haverá danos ao local. Além disso, o lenço umedecido pode ser usado e, de preferência, aqueles sem álcool e fragrância.

Já que estamos falando sobre higienização, recebi a seguinte pergunta que gostaria de esclarecer: “diarreia causa hemorroida?”. Bem, durante a diarreia ocorre uma irritação na região e isso pode piorar a hemorroida. Além disso, pelas fezes apresentarem uma consistência mais pastosa somado ao fato de ir com mais frequência ao banheiro, o uso do papel pode não promover uma limpeza satisfatória, espalhando as fezes pela região, além de ferir o local devido à fricção constante. Sendo assim, prefira realizar a higiene com duchinhas ou lenços umedecidos.

Evacue na posição certa
A posição certa para evacuar é agachado, sabia disso? Nessa posição é possível evacuar sem forçar a região anal, e, dessa forma, evitar o surgimento de uma crise de hemorroida. O indicado para estar na posição correta é ter um banquinho no banheiro para apoiar os pés. Nunca se agache no vaso sanitário, essa prática é perigosa e pode causar acidentes!

Como curar hemorroidas sem cirurgia

Mas além desses métodos, como curar hemorroidas sem cirurgia? Bem, ter uma vida saudável, com alimentação balanceada aliada á prática de atividades físicas é indispensável. O primeiro passo é se hidratar corretamente! A água auxilia a manter as fezes numa consistência pastosa, que é o mais indicado. Além disso, quando ocorre o consumo regular de fibras, existe um equilíbrio que mantém a água presente nas fezes.

A alimentação saudável também mantém a microbiota intestinal saudável, o que vai auxiliar na movimentação intestinal. Manter uma alimentação saudável mantém todo o nosso organismo funcionando melhor, um exemplo disso é a ajuda na diminuição de inflamações em todas as áreas do nosso corpo.

Agora falando do exercício físico, realizar uma simples caminhada já é um grande passo em como curar hemorroidas sem cirurgia. Caminhar regularmente estimula o funcionamento intestinal, facilitando o momento de defecar. O indicado é realizar 150 minutos de caminhada por semana, ao longo da semana. Entretanto, antes de iniciar uma atividade física, busque auxílio médico, assim ele irá definir o melhor exercício para você!

Como vimos, é possível realizar um tratamento para hemorroida sem cirurgia! Mantenha uma alimentação saudável e aplique os cuidados citados no seu dia a dia. E, ao identificar um sintoma diferente, busque atendimento médico.