É possível fazer uma cirurgia sem corte? Esse certamente é o sonho de muitos paciente que tem medo de um tratamento cirúrgico ou uma intervenção mais profunda. Bem, a verdade é que na proctologia é, sim, possível fazer uma cirurgia sem corte

As cirurgias da região do ânus, como o tratamento de cisto pilonidal, as fístulas anais, e hemorroidas são quadros que podemos tratar com uma cirurgia sem corte. Hoje falarei um pouco mais sobre as possibilidades de realizar esse tipo de cirurgia. Vamos lá? 

Cirurgia sem corte no tratamento de hemorroida

Como você já sabe, as hemorroidas são vasinhos de sangue que ficam ali na região do ânus, debaixo da mucosa. Em algumas pessoas, esses vasos vão perdendo sustentação e descendo pelo ânus, criando um volume até começar a sair. 

Assim, imagina você ir ao banheiro e, sempre que você faz força para evacuar, sai alguma coisa “a mais” pelo ânus e você tem que ficar empurrando para dentro. Desconfortável, não é?

Em outros casos, a hemorroida pode causar sangramento e dor durante e após a evacuação. Esses quadros de hemorroida precisam ser operados e, na técnica convencional, a cirurgia é feita com cortes, para retirar a hemorroida e fechar parcialmente a ferida. 

Tipos de cirurgia sem corte para hemorroida

THD

Para evitar essa abordagem e proporcionar um pós-operatório mais confortável ao paciente que utilizamos técnicas de cirurgia sem corte. Uma técnica bastante usada nesse processo é o THD

No THD o médico identifica onde tem vasos de sangue, dá um ponto naquela região e vai fazendo uma sutura da hemorroida, murchando aquele tecido e o fazendo voltar para onde ele deveria estar.  E com, uma fibrose é gerada na região, e vai fixar esse tecido, resolvendo o problema de hemorroida. 

Cirurgia a laser

Existem outras opções? Existem sim. Nós temos, por exemplo, a cirurgia a laser que a gente faz uma hemorroidoplastia. 

Na cirurgia a laser, fazemos um pequeno orifício, parecido com o furo de uma agulha, e introduzimos a fibra de laser dentro da hemorroida. Dessa forma, aplicamos o laser lá dentro, causando uma retração e fixação dos tecidos. 

Então, fazendo esse tipo de cirurgia, reduzimos a hemorroida e eliminamos os sintomas sem ter feito nenhum corte. 

Cirurgia sem corte para tratamento de fístula 

Cirurgia a laser

Além disso, nós temos procedimentos, como eu falei, para tratar a fístula perianal. No caso das fístulas, a gente tem um caminho ao lado do ânus que vai drenar lá na pele e que fica produzindo secreção, inflamando, às vezes sangrando, causando dor. 

E uma das opções de tratamento é fechar essa fístula sem fazer nenhum corte, usando, por exemplo, a fibra do laser. A gente entra pelo caminho da fístula e, à medida que a gente aplica esse laser, ele vai fechando o caminho dela. 

Para fazer esse tipo de cirurgia sem corte, é preciso que a fístula preencha alguns critérios. Entre eles: ser uma fístula fina, passar pelo plano muscular, porque isso vai causar o fechamento e levar a uma resolução da fístula. 

VAAFT

Entretanto, se a fístula for mais complexa, mais larga, talvez não seja situação ideal para a técnica do laser. Nesse caso, podemos usar a técnica do Vaaft.

No VAAFT também não fazemos nenhum corte. A gente entra com uma câmera de vídeo lá dentro da fístula e vemos todo o seu interior. Assim, retiramos os tecidos doentes e cauteriamos a fístula por dentro sem fazer nenhum corte. Depois, a gente pode fechar o orifício interno da fístula com pontos sem necessidade retirada ou de cortes. 

Tratamento sem corte para cisto pilonidal 

Existe uma técnica, a laser, chamada de pilonodotomia, que a gente vai utilizar uma fibra de laser fazendo pequenos orifícios. Esses orifícios ficam iguais a buraquinhos de agulha sem necessidade de fazer grandes cortes. 

No caso do cisto, também é possível fazer a técnica por vídeo. E, dessa forma, entrar no interior do cisto, lavar, cauterizar todo o tecido e não fazer cortes e nem necessidade de estrutura. 

Como vocês viram, existem diversos tipos de cirurgia que a gente não faz nenhum corte. Parece estranho, né? Mas é possível com os tratamentos minimamente invasivos. 

Espero que o conteúdo tenha ajudado a entender essas diversas técnicas de cirurgia sem corte e, se você tem interesse nesses procedimentos e busca uma solução para algum quadro, entre em contato comigo! Faço atendimentos presenciais e online, será um prazer te ajudar a recuperar a saúde e o bem-estar!