Sempre que buscamos informações sobre alguma cirurgia no ânus na internet, nos deparamos com fotos de alguma ferida aberta, não é mesmo? Bem, apesar das imagens assustarem algumas pessoas, existem razões para que a ferida seja deixada aberta total ou parcialmente.

Será que é realmente necessário ter medo de cirurgias no ânus com a ferida aberta? Vem comigo e vamos entender a razão para a cirurgia ser feita dessa forma!

Cirurgia no ânus com ferida aberta

Bem, a região anal é tem uma das maiores floras bacterianas em nosso organismo. Isso ocorre porque, como você já sabe, nosso intestino abriga milhões de tipos de bactérias que, durante a evacuação, passam pelo ânus.

Dessa forma, a região anal se contamina com a passagem das fezes, chamamos isso de contaminação esperada.

Entretanto, apesar do que possa parecer, a região anal não costuma apresentar uma alta taxa de infecções. Isso acontece justamente pela ferida aberta.

Quando fazemos uma cirurgia no ânus e deixamos a ferida aberta, possibilitamos a renovação constante da flora naquela região, o que diminui o risco de infecções.

Por outro lado, quando a ferida de uma cirurgia do ânus é deixada fechada, criamos o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias, o que pode causar infecções.

Mas, e quanto as cirurgias que usam a técnica fechada?

Bem, quando é feito um procedimento com técnica fechada na região anal e ele acaba gerando uma infecção, em geral, abrimos um ponto para fazer a drenagem da infecção.

Cirurgia de fissura, por que fica aberta?

Apesar de a maioria das cirurgias no ânus serem deixadas abertas para prevenir infecções, a cirurgia de fissura envolve outras razões para ser aberta.

A cirurgia de fissura consiste na retirada de um tecido que, em geral, já está bastante machucado, fibroso e com uma cicatrização ruim. Assim, é gerada uma ferida um pouco maior que ferida original, que é a ferida da fissura anal.

Dessa forma, se fecharmos a ferida, geramos uma tensão no local. Essa tensão feita no tecido pode “forçar” a abertura na região, prejudicando a cicatrização, podendo, inclusive, gerar uma nova fissura.

É por isso que, em geral, não fechamos a cirurgia de fissura

Para ajudar o entendimento, farei uma comparação com outros tipos de cirurgia no ânus, como a cirurgia de hemorroida, que costuma ser feita fechada e a cirurgia de fístula.

Cirurgia de hemorroida
A cirurgia de hemorroida, em geral, é feita num local que possui excesso de tecida e não tem uma ferida que não cicatrizou, por isso, a chance de cicatrização é maior que em uma cirurgia de fissura

Dessa forma, em uma cirurgia de hemorroida convencional, costumamos dar ao menos um ponto interno, mas também podemos operar com a técnica fechada e semi fechada, mas sem gerar muita tensão nos pontos.

Cirurgia de fístula
Em geral, deixamos uma parte aberta da fístula. É possível abrir todo o caminho da fístula ou fechar a parte interna, deixando somente a parte externa aberta para drenar.

A abordagem escolhida para essa cirurgia no ânus, como sempre digo, depende de cada caso

Bem, no geral, a razão para deixar uma cirurgia no ânus com ferida aberta é diminuir as chances de infecção, e relação à ferida fechada. Além disso, a ferida aberta reduz a tensão na região, o que dificulta a abertura dos pontos e previne o desenvolvimento de ma nova fissura na região, por exemplo.

Se você tem mais dúvidas sobre esses e outros assuntos relacionados à saúde intestinal, proctologia e cirurgias na região anal, te convido a acompanhar meu canal no Youtube. Toda semana trago vídeos de qualidade sobre esses e outros assuntos!