Após fazer esforço para evacuar, apareceu uma bolinha no ânus, esse quadro já ocorreu com você? Já ouvi esse relado diversas vezes no consultório e venho dizer a vocês que o aparecimento desse caroço no ânus após as evacuações pode acontecer com qualquer pessoa. Além disso, existem 2 quadros que podem desencadear esse processo. Acompanhe!

Quando uma pessoa faz muita força para evacuar, a região anal sofre muita pressão. Esse esforço para evacuar pode ocorrer pela necessidade de evacuar muito rápido, constipação, anismo ou evacuação obstruída.

Além disso, a diarreia também demanda um maior esforço para evacuar, além de fazer com que a região precise ser higienizada mais vezes. Assim, o atrito do papel higiênico pode deixar a região mais sensível, facilitando o aparecimento de uma bolinha no ânus.

Bem, mas quais são os 2 quadros que comumente desencadeiam esse processo?

Hemorroida e o caroço no ânus

Como vocês sabem, a hemorroida pode estar presente no dia a dia do paciente, mas também pode se apresentar como uma crise de hemorroida, ou trombose hemorroidaria. Isso ocorre já que, quando a pessoa vai ao banheiro e se esforça para evacuar, os vasos de sangue da região acabam se machucando.

Entretanto, ao contrário do que algumas pessoas pensam, esses vasos não se rompem. O que acontece, na realidade, é que o caroço no ânus é um coágulo dentro dos vasos sanguíneos.

E é quando esses coágulos estão inflamados e se expandem rapidamente que vem aquela sensação de dor e desconforto. Por isso as crises de hemorroida são muito conhecidas por causarem dor.

É comum que algumas pessoas pensem que a trombose hemorroidaria é uma consequência direta das hemorroidas, quando na realidade não é bem assim. Todos nós temos o plexo hemorroidário, que é uma região repleta de vasos sanguíneos que podem inflamar e desencadear numa crise de hemorroida após fazermos um grande esforço.

A crise de hemorroida tende a melhorar sozinha em alguns dias, sendo mais dolorida nos 3 primeiros dias e ir diminuindo progressivamente. Por isso, observe bem a evolução caroço no ânus, pois existe a possibilidade de ser um abscesso perianal, que é uma urgência médica.

Se não tratado, o abscesso pode evoluir e causar uma gangrena na região. Por isso, se você sente um caroço no ânus que não melhora ou dói mais a cada dia, busque atendimento médico.

Fissura anal também pode causar bolinha no ânus

Já falei aqui algumas vezes sobre a fissura anal, que é um corte na região do ânus. Quando a região é rasgada, ela pode inchar e causar dor. É comum que pacientes que tenham um plicoma – que é uma prega de pele – cheguem ao meu consultório se queixando de dor no plicoma quando, na realidade, o que dói e está inchado é a fissura anal

Em geral, a fissura anal aguda tende a se resolver em poucos dias e pode apresentar sangramentos. Já em casos de fissura anal crônica, existe a possibilidade de realizar um tratamento cirúrgico, e nem sempre ocorre sangramento nesses casos.

Assim, tanto na trombose hemorroidaria quanto na fissura anal, esse caroço no ânus, comumente, surge de maneira súbita, podendo ser de um dia para o outro. Normalmente, a bolinha no ânus tem uma coloração arroxeada por ser preenchida por coágulos de sangue, pois o sangue parado tende a escurecer.

Quando o coágulo está numa parte superficial da pele, pode ocorrer uma necrose da região, levando a sangramentos e deixando o coágulo exposto. O sangramento pode ser uma ação positiva, pois ao drenar o sangue ocorre o alívio da pressão na região, diminuindo dores.

Por outro lado, quando a bolinha no ânus é “estourada”, existe a possibilidade de piora no quadro. Assim, pode ser necessário realizar a retirada do coágulo.

Bem, esses são os quadros que geralmente causam uma bolinha no ânus! Com acompanhamento profissional, o tratamento para ambos os casos tem apresenta bons resultados e devolve a qualidade de vida aos pacientes.

Por isso, se você percebeu uma fissura anal que não cicatriza ou o aparecimento de um caroço no ânus, busque atendimento médico