Você sabia que existem diferentes tipos de cirurgia de hemorroida? Portanto, se você se sente inseguro em realizar alguma das técnicas tradicionais, leia esse conteúdo!

Como vocês sabem, as técnicas tradicionais costumam ser um pouco mais doloridas e ter um pós-operatório mais complexo.

Por isso, hoje vou apresentar tipos de cirurgia de hemorroida minimamente invasivas que, em geral, apresentam menos dor e tem um melhor pós-operatório.

Hoje falarei sobre o 5 tipos de cirurgia de hemorroida: laser de diodo, PPH (ou grampeador), THD, Rafaello e laser de CO2. Acompanhe!

Tipos de cirurgia de hemorroida – Tratamento de hemorroida interna

1. Técnica THD

A THD – desarterialização hemorroidária transanal – consiste no ligamento do vaso de sangue que alimenta a hemorroida.

Assim, ao interromper o fluxo sanguíneo na hemorroida, fazemos com que o vaso de sangue murche, diminuindo o tamanho das hemorroidas.

Para que o vasinho de sangue não fique solto, após realizar o THD, é feita uma sutura na região. A sutura serve para fixar a hemorroida no local onde ela deveria estar, corrigindo a saída de hemorroida.

Além disso, a técnica THD não possui cortes, sendo assim uma técnica minimamente invasiva. Nesse tipo de técnica, em geral, a recuperação é mais rápida e menos dolorida.

2. Laser de diodo

Ainda falando das técnicas sem corte, o laser de diodo é outra boa opção de tratamento de hemorroida. O laser de diodo tem uma fibra, que é introduzida na hemorroida.

Assim, quando a fibra está dentro da hemorroida, disparamos o laser, fazendo com que o tecido murche, diminua o fluxo de sangue e volte para o lugar. Esse processo é chamado de hemorroidoplastia.

Apear da técnica THD e do laser de diodo serem usadas para tratar hemorroidas internas, quando combinadas com outras técnicas, elas auxiliam no tratamento de hemorroidas externas.

A técnica que mescla o THD ou o laser de diodo a outras técnicas se chama técnica mista. Ela permite um pós-operatório menos dolorido se comparado ao pós-operatório das técnicas tradicionais.

3. Grampeador ou PPH

Essa técnica, ao contrário das anteriores, possui um corte. Essa cirurgia de hemorroida consiste em retirar a hemorroida com o grampeador.

Ou seja, o PPH tem o corte e o grampeamento ao mesmo tempo. O grampeador trata bem as hemorroidas internas e, se for necessário, permite uma ressecção das hemorroidas externas.

4. Rafaello

Essa técnica também é sem cortes e, ao invés de usarmos um laser ou eletrocautério, utilizamos as ondas de rádio para tratar as hemorroidas.

Assim, introduzimos uma agulha na hemorroida e disparamos a radiofrequência, que causa alterações teciduais muito parecidas com as alterações do laser de diodo.

5. Laser de CO2

Outra alternativa ao uso do eletrocautério é o laser de CO2. O laser de CO2 pode ser cortante, então ele é utilizado para fazer uma incisão na hemorroida.

Por ter um corte muito preciso, o laser de CO2 agride menos a pele, causando menos inchaço e inflamação, permitindo uma melhor recuperação.

Todos esses tipos de cirurgia de hemorroida, se comparados com as técnicas tradicionais, apresentam menos dor e um pós-operatório mais rápido.

Entretanto, como sempre digo aqui, é importante frisar que cada pessoa tem uma percepção diferente da dor, portanto é possível que, ao passar por algum desses procedimentos, você sinta um desconforto.

Se você se interessou por alguma dessas técnicas, entre em contato comigo! Vamos conversar e entender qual a melhor cirurgia de hemorroida para você. Aguardo seu contato!