“Será que preciso mesmo operar hemorroidas?”, se você já se fez essa pergunta, esse conteúdo pode ajudar! Algumas crises de hemorroida podem ser tratadas sem uma intervenção cirúrgica, entretanto alguns casos vão precisar de uma abordagem definitiva.

Por isso, acompanhe esses 5 sinais de que você precisa operar hemorroidas

Atenção para o processo de operar hemorroidas

Antes de abordar os sinais para operar hemorroidas, é preciso lembrar que a minha intenção nesse conteúdo não é “banalizar” uma cirurgia e prescrever este tratamento de forma indiscriminada.

Como sempre digo, a situação de cada paciente deve ser abordada com cautela e analisada de forma particular.

Entretanto, se você estava na dúvida se deveria ou não buscar um atendimento médico para operar hemorroidas e se encaixa nos pontos que vou abordar, esse pode ser o indicativo que te faltava para buscar uma opinião profissional!

O que é a hemorroida?

Quem me acompanha já há algum tempo sabe que as hemorroidas são pequenos vasos de sangue na região do ânus que, com o passar do tempo, acabam perdendo a sustentação.

Dessa forma, os vasos acabam ficando “pendurados” e descendo pelo ânus. Além disso, diferente do que muitas pessoas acreditam, as hemorroidas não costumam ser dolorosas.

Geralmente, o que causa bastante dor é o quadro de crise de hemorroida que ocorre com a hemorroida inflamada.

Agora que relembramos o que é a hemorroida, vamos a nossa lista!

5 sinais de que você deve operar hemorroidas

1. Sangramento anal

O sangramento anal é o primeiro sinal de alerta de que talvez você precise operar hemorroidas

Um sangramento que ocorre diariamente e em grande quantidade pode levar a um quadro de anemia. Por isso, o sangramento anal não pode ser ignorado e deve ser tratado o mais rápido possível.

Entretanto, nem sempre o tratamento será cirúrgico. Em casos se sangramento, podemos fazer uma ligadura elástica. Nesse procedimento, que é feito em consultório, “estrangulamos” a hemorroida com uma borrachinha.

Assim, como o fluxo sanguíneo é interrompido, os sangramentos tendem a cessar. Após isso, o tecido da hemorroida cai, formando uma cicatriz na região.

Um grande benefício da ligadura elástica, em relação às cirurgias tradicionais, é que ela é um tratamento minimamente invasivo que, em geral, oferece menos desconforto ao paciente.

2. Prolapso ou piora de sintomas

O prolapso, na maioria das vezes, significa uma piora nos sintomas. Se a hemorroida sai pelo ânus todos os dias, às vezes nas idas o banheiro, é um sinal de alerta para um tratamento.

Em alguns casos, é possível tratar esse prolapso com uma ligadura elástica

Entretanto, em hemorroidas de grau 3 e 4, que geralmente ficam permanentemente para fora do ânus, o ideal costuma ser operar hemorroidas.

3. Hemorroidas que prejudicam as atividades diárias

Sempre costumo alertar aqui sobre a adaptação nas atividades diárias que muitos pacientes fazem para conseguir conviver com as hemorroidas.

Bem, esse não é o caminho certo. Se você não pode mais realizar atividades físicas ou não aguentar ficar assentado por muito tempo, pois acaba machucando as hemorroidas, está na hora de considerar operar hemorroidas

Não abra mão da sua qualidade de vida por causa de um quadro que pode ser tratado!

4. Crise de hemorroida recorrente

Como falei mais acima, uma crise de hemorroida é causada pela hemorroida inflamada. A crise, ou trombose hemorroidária, costuma ser bastante dolorosa.

Apesar de ser possível controlar um quadro de crise de hemorroida até mesmo em casa, com um banho de assento, por exemplo, a repetição frequente desses quadros prejudica não só a região, mas também o bem-estar e qualidade de vida.

Ao operar hemorroidas que estão constantemente sofrendo com inflamações, cortamos o fluxo sanguíneo daquele vaso, evitando novas crises.

Apesar disso, vale a pena lembrar: a cirurgia de hemorroidas, nesse caso, não garante que a pessoa nunca mais terá uma crise de hemorroida. Isso acontece já que é possível que outro vaso inflame em algum momento, apesar de ser raro.

5. Trombose hemorroidária com necrose

Na trombose hemorroidária ocorre a formação de coágulo e esse coágulo se aloja sob a pele. Por estar sob a pele, o coágulo pode comprimir a região, causando uma necrose, que pode infeccionar a região.

Esse quado não é muito comum, mas é importante aprender a reconhecer seus sintomas:

• Presença de uma bolinha na região anal;
  • Dor constante que não melhora, mas que pode piorar;
  • Secreção com mau cheiro;
  • Mudanças de cor na região, assumindo um aspecto enegrecido.

Esse quadro, em geral, pode demandar uma cirurgia de hemorroida de emergência, portanto, se você acredita que seu quadro possa estar evoluindo para uma trombose com necrose, procure atendimento imediatamente.

Bem, esses foram os 5 sinais de que você precisa operar hemorroidas

Como disse acima, nem sempre o melhor tratamento para esses 5 sinais será uma intervenção cirúrgica, afinal, cada caso é avaliado de forma individual.

Por isso, se você identificou alguns desses sintomas, não deixe de buscar atendimento médico! Entre em contato e agende uma consulta, será um prazer lhe atender!