Você já parou para olhar a composição da sua pomada para hemorroidas? Grande parte das pomadas encontradas em farmácias tem um componente em comum na composição: o corticoide. Entretanto, esse componente, quando usado a longo prazo, pode trazer complicações à saúde. Sendo assim, hoje falarei sobre os 5 malefícios das pomadas com corticoide. Vamos lá?
A maioria das pomadas para passar na região do ânus tem corticoide na composição. O corticoide por si só não é ruim, na verdade, é um equipamento com muitos benefícios, quando usado corretamente.
Seu grande benefício é ser um anti-inflamatório potente, que atua reduzindo a inflamação local. Isso é excelente, não é? Bem, não é bem assim. Quando as pomadas com corticoide são usadas por um longo prazo, como eu já disse acima, alguns efeitos colaterais tendem a aparecer.
5 malefícios das pomadas com corticoide
1. Dependência
Primeiro malefício que das pomadas com corticoide pode causar é a dependência dos corticoides. A pomada vai causar uma redução da inflamação local, certo? Entretanto, após um período de uso, a pessoa deixa de observar melhoras na região quando suspende o uso da pomada.
Assim, se cria um círculo vicioso: a pessoa faz uso da pomada com corticoide, vê melhora, suspende o uso, volta a notar sintomas e, por fim, volta a usar a pomada.
Então, a pessoa vai ficando dependente daquilo para não ter coceira, para não ter dor e não ter irritação. Isso aí vai ter um impacto até no bolso, né, gente? Mas principalmente, o malefício vai ser para a saúde.
2. Efeito rebote ou abstinência
Como mencionei acima, quando você para de usar as pomadas com corticoide após um período, pode começar a ter um efeito oposto. Assim, a coceira volta, bem como a dor e a irritação voltam muito pior.
Em geral, a pessoa vai usar a pomada de novo para aliviar os sintomas que retornaram, o que traz de volta o problema número 1, que é a dependência do corticoide. Como eu disse acima, o processo todo vida um círculo vicioso.
Além disso, nesse período de rebote ou abstinência, a pomada tende a ter uma eficácia reduzida. Ou seja, vai precisando usar com cada vez mais frequência e em quantidades cada vez maiores.
3. Atrofia por afilamento
O próximo problema é ainda mais sério que os anteriores. As pomadas para hemorroida com corticoides vão causando uma atrofia da pele, um afilamento. A nossa pele tem diversas camadas e, como o uso prolongado do corticoide, essa camada vai ficando cada vez mais fina e sensível.
Isso causa uma fragilidade naquela região, qualquer atrito faz machucar, então a pessoa está com a pele frágil, machuca, causa mais irritação e mais coceira. E isso leva a quê? Um maior uso de pomadas com corticoide.
4. Redução da imunidade
E, além de todos os itens acima, os corticoides vão reduzir a imunidade. Olha só que coisa, então aquela pele começa a ficar mais frágil, mais suscetível a machucar por causa da redução da imunidade.
Isso aumenta a chance de desenvolver uma infecção que pode ser bacteriana ou fúngica. Quando isso ocorre, o natural é buscar um tratamento com pomadas, não é? E é assim que o paciente volta a fazer uso das pomadas com corticoide. Esse “tratamento” piora ainda mais as infecções, agravando o quadro.
5. Alteração da pigmentação da pele
Esse malefício pode ser surpreendente para algumas pessoas, mas o uso crônico de corticoide pode deixar a pele do local com um tom “esbranquiçado”. Em outros casos, pode até escurecer a pele e deixar uma sensação de que o local está manchado.
Uso pomadas com corticoide, e agora?
Se você leu esse conteúdo, se identificou com a situação e chegou agora à conclusão de que você está usando corticoide continuamente, saiba que é possível parar e ainda ter um tratamento para hemorroida adequado.
Primeiramente, esse processo demanda um acompanhamento médico, afinal, simplesmente retirar o corticoide “de uma hora para outra”, vai desencadear um efeito rebote, como eu já mencionei.
O acompanhamento é importante porque, dependendo da coceira que tem na região, é impossível a pessoa não coçar, às vezes coça até dormindo, então vai causando escoriações naquela pele que já está frágil. Em muitos casos, a pele demora a regenerar, e muitas vezes a gente precisa até fazer aplicações, por exemplo, de laser, que vai estimular aquela pele a regenerar, formar uma pele resistente de novo.
Sendo assim, mesmo que você consiga facilmente comprar uma pomada para hemorroida, sempre se atente à sua composição. E lembre-se: o tratamento com pomadas é algo pontual e com previsão de encerramento. Se você recorre às pomadas no dia a dia, pode ser um indicativo de que é preciso buscar um tratamento para hemorroida definitivo.
Comentários