Recentemente, ao ir operar um paciente, ouvi a seguinte frase “Dr. que eu saiba não é essa posição de operar hemorroida”. Isso me chamou atenção, afinal, de fato não há um consenso sobre a posição ideal para se operar hemorroida. Por isso, hoje falarei sobre 3 posições em que a operação de hemorroida pode ser feita.  Vamos lá?

3 posições para operar hemorroida 

Quando buscamos na internet, podemos encontrar fotos e relatos de cirurgias de hemorroida que foram feitas com o paciente de barriga para cima, de barriga para baixo e até mesmo de lado.

Posição “de lado”
A princípio, a posição “de lado” pode ser mais confortável para o paciente durante a operação de hemorroida. Entretanto, a nádega que fica “para cima” pode cair repetidamente sobre a outra região, causando uma dificuldade para o médico-cirurgião.

Posição de litotomia
Entretanto, a posição mais comum para a operação de hemorroidas é o que chamamos de “posição de litotomia”. Também conhecida como “posição ginecológica modificada”, na posição de litotomia, o paciente se deita de costas e levanta as pernas, geralmente apoiando os joelhos em um suporte. 

A diferença fundamental entre a posição de litotomia e a posição ginecológica clássica é que, na posição de litotomia, o paciente precisa levantar mais as pernas. 

Posição canivete
Outra posição que pode ser usada em uma cirurgia de hemorroida é a posição canivete. Nela, o paciente deita de barriga para baixo, em um ângulo que permite que a região anal fique elevada. 

Entretanto, quando estamos de barriga para cima, as nádegas podem ficar muito “fechadas”, o que dificulta a visualização no momento de operar hemorroidas

Para contornar essa situação, é colocado um apoio abaixo do tronco do paciente, o deixando em uma posição de canivete, que é de onde vem o nome da posição. 

Com diversas possibilidades, qual a melhor posição para operar hemorroida? A resposta pode surpreender! 

Qual é a melhor posição para operar hemorroida?

Eu sempre falo muito “depende” aqui e nas minhas redes, afinal, a medicina não é uma ciência exata. Sendo assim, quando falamos na melhor posição para realizar uma cirurgia de hemorroida, precisamos levar alguns pontos em consideração. 

O cirurgião tem a possibilidade de escolher a posição em que deseja realizar a operação de hemorroida. Essa escolha é baseada tanto nas preferências e aptidões do médico, quanto no tipo de caso do paciente. 

As preferências do cirurgião, a princípio, não afetam no resultado e nem no momento de operar hemorroida, já que o médico já está acostumado a operar a região na posição escolhida. 

Qual a ordem correta de operação em uma cirurgia de hemorroida?

Como falei acima, o tipo de hemorroida e o quadro geral do paciente também afetam a cirurgia de hemorroida. Por exemplo: quando uma operação de hemorroida é feita na posição de litotomia, ocorre uma mudança na gravidade, e isso muda a ordem que os mamilos hemorroidários devem ser operados. 

Afinal, se a cirurgia de hemorroida na posição de litotomia começar pelos mamilos localizados na posição das 11 horas, caso ocorra um sangramento, o sangue irá se espalhar sobre os demais mamilos hemorroidários, dificultando a visualização. 

Por isso, quando se faz uma operação de hemorroida na posição de litotomia, existe uma ordem correta para as intervenções. Assim, são operadas as hemorroidas nas posições: posterior, lateral e anterior.

Por outro lado, quando a operação é realizada na posição canivete, ou seja, de barriga para baixo, não existe uma ordem correta para a operação nas hemorroidas. Essa diferença se deve ao fato de que, por o ânus estar em uma posição horizontal, não haverá um sangramento sobre as outras hemorroidas. 

Sendo assim, caso você vá passar por uma cirurgia de hemorroida, converse antes com seu médico e entenda qual a posição pode ser mais confortável para ambos! E se você suspeita de hemorroidas, mas ainda não passou por atendimento, entre em contato! Será um prazer lhe atender.