O que pode causar a coceira no ânus? A coceira anal, também conhecida como prurido anal, é uma situação desagradável e, a maioria das pessoas, já pensa logo em vermes na região. Entretanto, essa não é a causa mais frequente da coceira no ânus. A causa mais comum, em geral, é a irritação anal, geralmente mais frequente em crianças e pessoas que tem dificuldades em realizar a higiene local.

Causas de coceira anal

Irritação local
A irritação é a causa mais comum da coceira anal. Essa irritação ocorre, em geral, pelo excesso de umidade na região. A umidade causa pequenas lacerações que, por sua vez, liberam a histamina, uma substância responsável pela coceira. 

É por isso que, às vezes, temos uma coceirinha que, quanto mais coçamos, mais temos vontade de coçar: quanto maior a nossa interação com a pele irritada, mais histamina é liberada, o que aumenta a coceira no local. 

O tratamento para esse tipo de coceira no ânus é feito com anti-histamínico, muito conhecido como anti-alérgico. Ele inibe a ação da histamina, o que cessa a coceira e, por consequência, a liberação de mais histamina.

Além do tratamento com anti-histamínico, evite o uso do papel higiênico, pois ele pode piorar as lacerações quando fazemos aquele movimento de passar o papel. O uso de lenços umedecidos é indicado, principalmente os indicados para recém-nascidos, pois limpam e não têm componentes como álcool e perfumes. Para secar a região após o uso do lenço, você pode usar o papel higiênico, mas sem fazer o movimento de arraste.

Se atente também para o acúmulo de umidade na região no decorrer do dia. Tecidos muito grossos de calças jeans, por exemplo, abafam a região e a deixam úmida por causa do suor. Por isso, lembre-se de sempre manter o local seco para evitar a coceira anal no decorrer do dia. 

Verme oxiúros
Apesar de não ser a causa mais comum da coceira no ânus, a presença de vermes pode ocorrer por contaminação. Por exemplo, quando uma pessoa tem contato com alguém que tem o verme. A coceira causada por esse fator é mais comum no período noturno, embora também possa ocorrer em outros horários.

A coceira anal é resultado de uma migração do verme em nosso organismo. O tratamento para esse tipo de coceira é simples e é feito com vermífugo.

Doenças da região anal
Hemorroidas e plicomas também podem causar coceira no ânus. Esses quadros deixam a região úmida, o que pode causar irritação, levando a coceira, como vimos acima. 

Sendo assim, caso você já tenha seguido as dicas que deixei acima e ainda sente uma coceirinha, busque atendimento médico. Assim, iremos avaliar com mais cautela a região anal, fazer um diagnóstico correto e encontrar o melhor tratamento. 

Tratamento para coceira no ânus: evite pomadas

Vocês sempre me pedem indicação de pomadas para os mais diversos quadros, e eu sempre estou dizendo por aqui: pomadas podem ser perigosas quando usadas sem acompanhamento profissional. 

Por mais que pareça um tratamento simples, o uso de pomadas pode piorar os sintomas de coceira anal, já que elas podem retardar a cicatrização no local. Pomadas com corticoide, por exemplo, fragilizam a pele, diminuem a resposta imunológica e afinam a pele. Assim, o corticoide se torna o problema.

Pomadas anestésicas também dão uma falsa sensação de melhora, mas o anestésico também causa a sensibilidade local e irritação. Portanto, também evite seu uso indiscriminado. 

E se você está incomodado com a coceira anal e precisa de atendimento, entre em contato! Será um prazer lhe atender!