Provavelmente você já ouviu falar em probióticos e em como eles fazem bem para a saúde, não é? Há algum tempo não falo sobre a saúde digestiva aqui no blog e, por isso, hoje falarei um pouco mais sobre os benefícios dos probióticos. Vamos lá?

Os probióticos têm muitas definições, mas a mais aceita são microrganismos vivos que, quando a gente ingere, eles vão ter quantidade suficiente para colonizar o nosso trato digestivo. 

Ou seja, basicamente, vamos tomar algumas bactérias e essas bactérias vão ajudar a transformar a nossa flora intestinal. É isso que os probióticos fazem, só que eles vão ter várias formas de atuação, já que existem diversos tipos de probióticos. Conheça alguns dos benefícios dos probióticos:

Quais os benefícios dos probióticos?

Ameniza os efeitos dos antibióticos no intestino

Primeiramente, é possível obter os benefícios dos probióticos em situações em que o paciente já tem uma doença e é necessário tratar. Por exemplo, uma pessoa que está usando antibiótico para tratar uma infecção, isso causa uma devastação da flora intestinal. Isso ocorre por que os antibióticos combatem tanto as bactérias ruins, que estão causando a infecção, quanto as bactérias boas, que regulam o intestino. 

Além disso, os antibióticos podem levar uma seleção de boas bactérias do seu intestino, causando uma diarreia pós-antibiótico.

Então, o mais indicado é que sempre que for tomar antibiótico, começar a usar um probiótico. Isso vai ajudar a restabelecer uma flora intestinal saudável. Sendo assim, não espere terminar de tomar o antibiótico para começar o probiótico, o ideal é usar os dois juntos. 

Doenças Inflamatórias Intestinais

Outro impacto positivo dos probióticos é seu benefício nas doenças inflamatórias intestinais. As duas Doenças Inflamatórias Intestinais são a Doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa. 

Os benefícios dos probióticos nesses quadros age no controle dos sintomas a inflamação. Assim, utilizamos os probióticos de forma selecionada, dependendo da manifestação do quadro, levando em consideração a alimentação e estilo de vida.

Mas atenção: o probiótico entraria nesse conjunto para potencializar o tratamento e não substituindo o tratamento. Assim, mantemos o tratamento tradicional das DII’s e potencializamos com os probióticos. 

Imunidade

Os probióticos também podem ajudar na imunidade! Existem os chamados “mamps”, que são fragmentos de bactérias que vão estimular a nossa imunidade. Então naqueles períodos que aumentam muitas infecções respiratórias, por exemplo, como os períodos de surto de gripe, é o período ideal para usar os mamps até de forma até preventiva, reduzindo o risco de infecções respiratórias. 

Síndrome de Intestino Irritável

Na Síndrome de intestino irritável, em geral, temos que investigar inúmeras intolerâncias, como quadros de super crescimento bacteriano, quadros de intolerâncias alimentares e também de sensibilidade alimentar, que pode se manifestar igualzinho intestino irritável. 

Uma vez que o paciente recebeu o diagnóstico, podemos ajudar muito no controle dos sintomas. Isso ocorre porque os probióticos podem ajudar a manter uma flora intestinal mais adequada. Por exemplo, em casos de intolerância à lactose, uma flora intestinal saudável pode melhorar o quadro de tolerância. 

Saúde pele

Outro dos benefícios dos probióticos é ajudar na saúde da pele, pois a saúde da pele está diretamente ligada ao intestino. Quando temos uma flora intestinal ruim, muitas vezes a gente manifesta na pele. Então, se a sua pele está ruim, talvez a sua flora não esteja adequada. 

Para melhorar a saúde a flora é indispensável comer bem. Então, se você come alimentos ultraprocessados todos os dias e quer tomar probiótico, você, na verdade, não vai promover nenhuma melhora significativa. Por isso, a primeira coisa que você tem que fazer é ter uma alimentação mais adequada.

Conclusão

Existem diversos benéficos dos probióticos e eles são aliados da  nossa saúde em diversos aspectos, desde a digestão até a imunidade e a saúde da pele. Eles ajudam a manter o equilíbrio da flora intestinal, essencial para a absorção de nutrientes e proteção contra patógenos. Seu uso é especialmente benéfico durante tratamentos com antibióticos, doenças inflamatórias intestinais, e na síndrome do intestino irritável, além de fortalecer o sistema imunológico e melhorar a qualidade da pele.

Por isso, a alimentação é fundamental para potencializar os benefícios dos probióticos. Consumir uma dieta equilibrada e rica em nutrientes é o primeiro passo para uma flora intestinal saudável.

Se você identificou algum sintoma relacionado aos problemas discutidos ou deseja saber mais sobre como os benefícios dos probióticos, o ideal é buscar atendimento médico. Marque uma consulta comigo e vamos juntos cuidar da sua saúde!