Como é o resultado da cirurgia de hemorroida? Ao saber da necessidade de uma intervenção cirúrgica para o tratamento de hemorroidas, o primeiro questionamento de diversos pacientes é como será o resultado estético da região. Afinal, como o ânus fica após a cirurgia de hemorroida? Normalmente, o que a pessoa vai ver do resultado da cirurgia é a parte externa, mas muitas coisas envolvem a recuperação completa.
Sendo assim, hoje falarei um pouco mais sobre o que esperar no resultado da cirurgia de hemorroida. Vamos lá?
Tipos de cirurgia de hemorroida
Antes de falar sobre os resultados de uma cirurgia, é importante lembrar que existem diferentes tipos de cirurgia de hemorroida. É possível fazer esse procedimento com corte, sem corte, técnica fechada, técnica aberta ou uso de laser. Cada uma dessas cirurgias vai ter uma recuperação diferente e o resultado também fica diferente.
Então, primeiro passo, gente, é entender qual é a melhor técnica para cada tipo de hemorroida. Além disso, para definir qual é a melhor técnica de tratamento, também é necessário avaliar o tamanho da hemorroida
As técnicas que são feitas sem cortes, em geral, vão bordar a parte interna das hemorroidas, ou seja, as hemorroidas internas. Nesse caso, muitas vezes fazemos suturas ou aplicação do laser, mas não tiramos tecido.
Nesses casos, precisamos tirar tecido para promover uma cicatrização sem que a região fique com excessos de pele ou hemorroidas residuais. Então, em geral, nas cirurgias de hemorroida é necessário tirar aquelas partes externas das hemorroidas para se ter um resultado tanto estético como funcional.
Como é a recuperação da cirurgia de hemorroida?
Se você já me acompanha por aqui, sabe que cada tipo de cirurgia de hemorroida tem uma recuperação diferente. A recuperação em algumas técnicas é mais rápida, em algumas a cicatrização é mais lenta, já outras técnicas são mais dolorosas.
Entretanto, independente da técnica usada, é importante aguardar a cicatrização para saber o resultado final. Mas como é o processo da recuperação?
Bem, a fase inicial do pós-operatório dura, em média, duas semanas. Em geral, essa vai ser a fase com mais dor, especialmente na hora de ir ao banheiro.
Após esse período, nos primeiros dois meses, é possível notar uma evolução mais rápida, passando aquela fase de dor, mas ainda existindo ferida. Entre dois e seis meses após a cirurgia é que podemos ver um resultado mais próximo do resultado final.
Veja o que esperar do resultado funcional
No resultado da cirurgia de hemorroida é esperado que a pessoa fique totalmente livre dos sintomas e que a passagem do ânus fique normal. Se a técnica escolhida para o tratamento for uma técnica com corte e retirada de tecido, alguma cicatriz pode ser gerada.
Entretanto, em geral, essas cicatrizes não são muito nítidas e fáceis de ver. O que a gente vê normalmente é uma linha e com o passar do tempo e, em muitos casos, nem é possível definir que operou.
Dessa forma, o esperado é que a pessoa volte a ter vida normal e uma passagem do ânus normal. A parte interna, gente, quando ela cicatriza, ela pode reduzir um pouco a passagem do ânus. E isso varia demais de caso para caso.
É claro que o esperado é que fique uma passagem ampla que permita que a pessoa evacue sem dificuldade. Esse é o principal objetivo da cirurgia, resolver as hemorroidas para que a pessoa fique totalmente sem sintomas.
Então, o primeiro resultado que a gente tem que avaliar da cirurgia é um resultado funcional de resolução dos sintomas e o esperado é que resolva totalmente.
Os requisitos são que: não tenha dificuldade para evacuar, não tenha saída da hemorroida e que não fique acesso de tecido que prejudique a limpeza local.
Veja o que esperar do resultado estético
Depois disso, a nossa preocupação vai ser que fique uma estética boa. Assim, a pessoa fica com a passagem do ânus normal e sem excessos de pele. É possível ficar uma cicatriz grande ou até mesmo ficar com um excesso de pele, embora não ocorra com frequência.
Então, em uma cirurgia de hemorroida que tenha muito trauma na recuperação, pode formar excessos de tecido, pregas de pele grandes, ou até mesmo a pessoa continuar tendo sintomas. Esses risco ocorrem, especialmente, na cirurgia de grandes hemorroidas.
Então, gente, é esperado que fique um resultado tanto estético como funcional, muito bom. Naquelas hemorroidas muito grandes, pode ficar hemorroida residual, pode acontecer, pode ficar pregas de pele, mas no geral não é o que acontece.
Ou seja, complicações podem acontecer, gerando feridas que não cicatrizam, fissuras pós-operatórias ou excessos de pele. Essas complicações são raras, mas é sempre bom lembrar desses riscos.
Conclusão
O resultado da cirurgia de hemorroida, em geral, vai ser muito bom, tanto na parte estética, como na funcional. Isso eleva a qualidade de vida e recupera a região.
É claro que, como toda cirurgia, existe um risco de complicação nesses tratamentos para hemorroidas, mas isso é exceção e não a regra. A cirurgia vai correr muito bem na grande maioria dos casos e só uma pequena porção dos pacientes que vai desenvolver algum tipo de sintoma depois.
Espero que o esse conteúdo tenha ajudado a sanar suas dúvidas e, caso você tenha algum outro questionamento, entre em contato! Será um prazer atender você!
Comentários