Algumas pessoas precisam realizar uma limpeza intestinal para esvaziar o intestino, ou mesmo realizar o preparo para exames, como a colonoscopia. Mas será que a prática deve ser feita com frequência? Hoje falarei mais sobre como limpar o intestino de fezes acumuladas e quais os métodos comumente indicados para a prática. Vamos lá?  

Antes de falar mais sobre como limpar o intestino de fezes acumuladas, é importante se atentar a alguns detalhes. Esvaziar o intestino ou fazer uma limpeza intestinal com laxantes, não é indicado em casos de uma mudança súbita no ritmo intestinal. Se você ia ao banheiro com frequência e, de repente, sente o intestino preso sem ter mudado hábitos alimentares ou do dia a dia, investigue a mudança do ritmo intestinal!  

Dito isso, vamos compreender melhor como limpar o intestino de fezes acumuladas? Falarei também sobre quando realizar a limpeza intestinal e se ela é indicada em casos de obstrução intestinal.  

A limpeza intestinal é sempre indicada?  

Uma das situações em que é indicado realizar a limpeza intestinal é quando é necessário “trocar” nossa flora intestinal. Em algumas situações, entramos num quadro chamado de disbiose intestinal. Esse quadro ocorre quando a flora intestinal está doente ou desregulada, e é nesse caso que precisamos “trocar” a flora, eliminando o conteúdo do intestino.  

Assim, para tratar a disbiose intestinal, uma dieta focada em alimentos crus e com poucas fibras pode ajudar a esvaziar o intestino. Dessa forma, após esvaziar a região, o uso de probióticos pode ser indicado. Auxiliando a flora intestinal a se reconstruir de maneira mais equilibrada e saudável. 

Entretanto, em casos de obstrução intestinal, realizar esse tipo de limpeza é contraindicado. Isso porque empurrar as fezes pode agravar o quadro, já que aumentar a pressão na região pode levar a uma ruptura intestinal.  

Como limpar o intestino de fezes acumuladas? 

Em casos onde a limpeza intestinal é necessária, como em preparos para exames, temos algumas abordagens disponíveis: 

Laxantes 
“Mas Dr. Marcelo, você não disse que laxantes não podem ser usados sempre?”, sim, é verdade! Os laxantes devem ser usados sob orientação médica e por um período específico. Sendo assim, é possível esvaziar o intestino usando laxantes osmóticos. Laxantes osmóticos são aqueles que puxam água para as fezes, o que acelera o trânsito intestinal e a eliminação de fezes.  

Na maioria dos casos, esses laxantes serão usados em doses acima das habituais, justamente para esvaziar o intestino de maneira completa. Por isso, o uso desta medicação deve ser feito sob orientação e com acompanhamento médico.  

Alimentação  
Em casos de preparo para exames, o uso de laxantes, por exemplo, deve ser associado a uma alimentação com baixo teor de fibras. Por isso, em muitos casos será necessário evitar a ingestão de sementes e vegetais, para que a formação do bolo fecal não ocorra.  

Além disso, em casos onde a limpeza intestinal não seja um preparo para exames, existe a possibilidade de inserir os sucos laxativos na dieta. Esses sucos podem conter óleos minerais, laxantes ou alimentos laxativos, como ameixa e mamão. Esse alimento não vai esvaziar o intestino completamente, mas vai auxiliar na movimentação intestinal.  

O intestino tem um papel central na saúde geral do nosso corpo. Por isso, cuidar dele corretamente mantém nossa saúde em dia! Dessa forma, ao perceber mudanças bruscas na alteração do ritmo intestinal, busque atendimento médico