Em minhas redes, sempre defendo a adoção de hábitos saudáveis para uma melhor qualidade de vida, por isso, não é incomum que eu veja algum comentário do tipo: “Mas meu avô fumou a vida toda e viveu até os 90 anos”. Devido a essas interações, percebi que muitas pessoas realmente têm dúvidas sobre os hábitos de vida e a longevidade que podemos alcançar.
Sendo assim, hoje decidi abordar esse assunto de uma melhor forma e explicar porque adotar hábitos saudáveis e mudar o estilo de vida é tão importante para a geração atual. Vamos lá?
Mudanças no estilo de vida
Nos últimos anos, nosso dia a dia mudou drasticamente em relação com a rotina de nossos avós. Certamente você ou alguma pessoa de sua família tem a seguinte rotina: acorda cedo, pega um ônibus ou carro para o trabalho, possivelmente trabalha com um computador ou tem uma função que não demanda muito esforço físico. Após o dia de trabalho, volta para a casa e tenta relaxar vendo TV ou zapeando nas redes sociais. Acertei?
Bem, hoje temos hábitos diários e uma rotina sedentária, onde a maioria de nós pratica pouco ou nenhum exercício físico. Esse é o primeiro fator que pode afetar a nossa longevidade. Afinal, a geração dos nossos avós tinha, em geral, um trabalho que demandava movimentação, seja no desenvolvimento da função ou no trajeto para o trabalho.
Assim, essa simples mudança no estilo de trabalho já impacta nossa saúde como um todo. O fato de nos movimentarmos menos faz com que nosso corpo acumule mais gorduras e os hábitos ruins que temos, como o cigarro, impactam ainda mais a nossa saúde.
Sabendo disso, você deve estar se perguntando “Mas o que isso tem a ver com o exemplo do avô e sua longevidade?”. Calma, já vou te explicar!
Hábitos de vida vs. longevidade
Na medicina e ciência trabalhamos com dados, como sempre gosto de deixar claro aqui. Assim, ao analisar gráficos com informações sobre longevidade, hábitos saudáveis, hábitos alimentares e outros, não é incomum que encontremos um gráfico com formato de sino.
Levando em consideração os itens que falei acima, a maioria das pessoas está encaixada no meio desse “gráfico de sino”. A expressão “ponto fora da curva” é familiar para você? Bem, ela se aplica perfeitamente nesse contexto.
Pessoas com hábitos ruins, fumantes e sedentários podem, sim, ter uma boa longevidade e envelhecer bem, mas isso foge a regra geral. Ou seja, não é porque uma pessoa adotou esse tipo de hábito e teve uma vida plena que isso se aplica de maneira geral.
Consequências dos hábitos ruins
Apesar de existirem alguns “pontos fora da curva”, como falei acima, os hábitos ruins que adotamos em nosso dia a dia trazem danos à nossa saúde. Confira agora algumas consequências do tabagismo, uso do álcool e xxx.
Tabagismo
Primeiro, vale a pena ressaltar que não existem doses seguras para o consumo do cigarro, por isso ele está no topo dessa lista de hábitos ruins. O cigarro é composto por diversas substâncias nocivas à saúde, como nicotina e alcatrão.
Essas substâncias causam a redução do oxigênio no sangue e também provocam mutações em nosso DNA, o que pode evoluir para um quadro de câncer. Além disso, o tabagismo pode causar uma inflamação em nosso organismo, fazendo com que depósitos de gordura se formem nas artérias.
Dessa forma, também ocorre o aumento do estresse oxidativo e aumento do risco cardiovascular.
Álcool
O álcool provoca lesões em nossa parede intestinal, diminuindo o muco que protege a parede do intestino. Assim, podemos sofrer com quadros de disbiose e até mesmo uma lesão hepática. Além disso, o álcool, assim como o cigarro, também provoca o estresse oxidativo. O estresse oxidativo aumenta a quantidade de radicais livres de nitrogênio e oxigênio.
Os radicais livres lesam moléculas importantes do nosso organismo, como as moléculas do DNA e membrana celular.
É importante ressaltar que, até então, o consumo moderado do álcool não tem consequências comprovadas. Entretanto, com o uso frequente e recorrente, podemos observar todos esses efeitos nocivos.
O uso do álcool, quando combinado com o cigarro, vai potencializar todos esses malefícios.
Como cultivar hábitos saudáveis?
Lembra que falei lá no início do texto sobre como a geração dos nossos avós tinha uma rotina muito mais ativa? É nisso que as atividades físicas vão ajudar!
Uma excelente maneira de começar a criar hábitos saudáveis é iniciar a prática de atividades físicas. Sair do sedentarismo pode ser uma tarefa difícil, principalmente para quem tem uma rotina agitada
Por isso, te convido a fazer uma pequena mudança de cada vez. Comece indo ao supermercado a pé ao invés de pedir um carro de aplicativo. Alguns minutos caminhando já vão ajudar a sua saúde, incluindo seu trânsito intestinal!
Tem alguma dúvida sobre a adoção de hábitos saudáveis? Em meu canal no YouTube tenho diferentes vídeos sobre o tema, vale a pena dar uma olhada! E lembre-se: o primeiro passo para uma vida com hábitos saudáveis para aumentar a longevidade é o passo mais importante!
Comentários