Você leva seu celular no banheiro quando vai evacuar? Essa prática, apesar de parecer inofensiva, pode trazer prejuízos à sua saúde anal. Vamos entender melhor como isso funciona?
Jornal, revista e agora o celular no banheiro. Sabemos que com o decorrer dos anos a forma de se distrair no momento de fazer o “número 2” foi evoluindo. Afinal, por que não se atualizar e ler as notícias nessa hora?
Entretanto, o problema de levar o celular ou outras coisas para o banheiro no momento da evacuação é justamente a distração. Já evacuar não é uma atividade que deve ser feita em um longo período. Entenda porque
O celular no banheiro e o risco do aumento de hemorroidas
Quando vamos ao banheiro, a musculatura do assoalho pélvico e do esfíncter anal passam por um relaxamento para possibilitar a evacuação. Entretanto, quanto mais relaxada a região, maior o fluxo sanguíneo no local.
Isso é perigoso porque, com o aumento do fluxo sanguíneo, o tecido de hemorroida recebe mais irrigação. Dessa forma, ele fica mais volumoso e desce cada vez mais.
Assim, pessoas que tem predisposição para ter hemorroida podem potencializar o desenvolvimento do quadro.
Por outro lado, quem não tem tendências a desenvolver hemorroidas também é afetado. Ao passar muito tempo com o celular no banheiro, você torna a região propícia ao desenvolvimento de hemorroidas.
O que é hemorroida?
As hemorroidas são vasos de sangue presentes na região anal. Todos nós temos esses vasinhos, que são chamados de plexo hemorroidário.
O plexo hemorroidário tem a função de dilatar e proteger a musculatura do canal anal parra que, no momento da passagem das fezes, não ocorra um trauma. Assim, é normal que os vasos do plexo hemorroidário dilatem e voltem a posição normal após algum tempo, drenando o sangue.
Entretanto, quando ficamos muito tempo assentados no vaso, os vasos do plexo hemorroidário vão ficar dilatados por muito mais tempo do que deveriam.
Assim, eles começam a ficar maiores, dilatar, descer mais e a causar sintomas de hemorroida.
Quais são os sintomas de hemorroida?
Inchaço, sensação de que algo saiu pelo ânus e sangramento são sintomas de hemorroida e podem aparecer após passar um longo período assentado com o celular no banheiro.
Dessa forma, se você já tem esses sintomas e mesmo assim passa longos períodos com o celular no banheiro, você deve imediatamente abandonar esse hábito e buscar ter uma evacuação mais rápida.
Entretanto, se seu intestino funciona de forma mais lenta e, por isso, você busca se distrair durante a evacuação, é hora de melhorar seu trânsito intestinal!
Como melhorar o trânsito intestinal?
Esse processo pode ser feito com treinamentos e melhora na alimentação, já que as fezes são compostas com o que comemos.
Por isso, manter uma alimentação rica em fibras e manter a hidratação sempre em dia auxilia a manter as fezes mais pastosas, o que auxilia no trânsito intestinal.
Além disso, evacuar na posição correta, de cócoras, elevando as pernas, auxilia na expulsão das fezes. Você pode fazer isso com a ajuda de um banquinho para apoiar os pés.
Já falei sobre a maneira correta de evacuar aqui no blog, você pode ler mais sobre clicando aqui.
Como eu disse, o hábito de evacuar com o celular no banheiro pode parecer inofensivo, mas impacta diretamente na sua saúde. Por isso, se você ainda tem essa prática, busque mudar seus hábitos no momento de evacuar.
E, caso você tenha percebido alguns sintomas de hemorroida em você, como sangramento, dor, e inchaço, busque atendimento médico. Entre em contato!
Comentários