O banho de assento realmente pode ajudar no tratamento das crises de hemorroida? Ele é indicado em casos de fissura anal? Devemos fazer o banho de assento com água morna ou com água fria? Essas são algumas dúvidas sobre a prática do banho de assento, e hoje irei responder a elas, vamos lá?
O banho de assento consiste em assentar em um recipiente com água, como uma bacia, para aliviar os sintomas de dor e inflamação na região anal ou genital. Ao contrário do que algumas pessoas podem achar, é o contato com a água que promove a melhora da região, e não com o vapor. Por isso é necessário assentar, daí o nome “banho de assento”.
A prática pode ser realizada tanto com água fria, quanto com água morna, dependendo do quadro a ser tratado. Além disso, existem algumas substâncias que podem ser adicionadas a água para potencializar os benefícios.
Bem, agora que você já sabe o que é o banho de assento e como ele funciona, vou te explicar como fazer o banho de assento e suas indicações.
Banho de assento com água morna e fria
O banho de assento com água morna é indicado para tratamento da maioria dos quadros, já que irritação e inflamação são condições comuns. O calor ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo e acelera a cicatrização. Além disso, a água morna auxilia no relaxamento muscular da região, promovendo uma sensação de bem-estar.
É dessa forma que casos trombose hemorroidaria são amenizados com água morna. Geralmente, na trombose hemorroidaria surge um coágulo na região e esse coágulo precisa ser absorvido para a melhora do quadro.
Entretanto, o banho de assento com água morna nas primeiras 48 hora após o surgimento do coágulo não é indicada. O calor no local pode levar a vasodilatação da trombose hemorroidaria e piorar os sintomas. Assim, o indicado é utilizar água fria nos dois primeiros dias.
A água fria também é indicada em casos de sangramento, seja ele causado pelas hemorroidas ou por uma fissura anal. A água fria promove a vasoconstrição na região, controlando o sangramento.
Apesar das indicações, você pode avaliar a qual temperatura você melhor se adapta. Mas atenção: a água deve ser morna, não quente! Assim você não corre o risco de piorar os sintomas, teste a temperatura antes de assentar.
Mas, o que colocar no banho de assento?
O que colocar no banho de assento?
É possível encontrar muita informação sobre os produtos para se adicionar à água do banho de assento, mas cuidado! Alguns componentes, sendo eles medicamentos ou soluções naturais, podem trazer alergia e piorar a irritação da região.
- Chás e ervas: muitas pessoas optam por tratamentos mais naturais, o que não é um problema. Entretanto, ainda não existem comprovações na literatura científica sobre a eficácia do uso desses componentes. Assim, pode ser que o banho de assento com chás funcione para algumas pessoas e para outras não, por isso, faça testes e, em caso de irritação, suspenda o uso.
- Sal: ao deixar a água hipertônica (ou seja, mais concentrada), os líquidos da trombose hemorroidaria são “sugados” aliviando o inchaço. Além disso, o sal age como um antisséptico e elimina bactérias da região, ajudando na cicatrização. Mas atenção: cuidado com a quantidade de sal! Não vamos exagerar, não é?
- Permanganato de potássio: com propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas e antibacterianas, o permanganato deve ser totalmente diluído antes do banho de assento ser realizado. Para isso, é necessário verificar as concentrações recomendadas e não exceder o período de 10 minutos em assento.
Como falei no último tópico, a duração do banho de assento deve ser levada em consideração. Geralmente, assentar entre 10 e 15 minutos é o ideal para melhora dos sintomas. Além disso, alguns componentes como o permanganato de potássio podem causar irritação se ficarem em contato com a pele por tempo prolongado.
Bem, essas foram algumas informações sobre como fazer o banho de assento, suas indicações e o que adicionar a água. A prática pode aliviar os sintomas de crises de hemorroidas, fissuras anais e outros quadros, mas ao sentir que os sintomas não aliviam, busque atendimento profissional!
Comentários