Você já teve dor no cóccix? A primeira vista, pode parecer um local estranho para manifestação de dores, mas coccigodinia – ou também coccidinia – pode acometer pessoas de todas as idades. Vamos entender isso melhor?
Bem, primeiro é importante dizer que o cóccix é o conjunto de ossinhos que fica localizado no fim da coluna vertebral, próximo à pelve. A região serve de apoio quando assentamos, principalmente quando ficamos apoiados na parte de trás do bumbum. Disto isso, vamos entender o que pode ocasionar a dor no cóccix.
O que causa dor no cóccix?
Bem, assim como outras dores, a dor no cóccix pode se manifestar de maneira aguda e de maneira crônica. Nas formas agudas, é possível que a dor seja resultado de alguma queda ou trauma na região, mesmo que a queda tenha acontecido há algum tempo.
Assim, é possível que ocorra uma luxação no cóccix ou fratura no cóccix, o que leva ao aumento da mobilidade da região, além de também poder mudar o ângulo do cóccix e, quando a pessoa se apoia nessa região, o quadro de dor no cóccix se desenvolve. Dessa forma, o quadro geralmente se manifesta em pessoas que passam muito tempo assentadas – tendo elas históricos de queda ou não.
Se a dor no cóccix se manifesta após uma pessoa passar longos períodos assentada, é fácil encontrar uma resolução, correto? Bem, nem sempre será tão simples. Em casos de dor crônica, é possível que a sensação dolorida permaneça mesmo após o período assentado. Por isso, temos 5 formas de tratar a coccidinia na sua fase aguda, acompanhe:
Como tratar a coccidinia?
A principal maneira de evitar a manifestação da coccigodinia é não passar longos períodos assentado. Entretanto, isso não é viável para grande parte das pessoas, já que muitas trabalham assentados ou passam longos períodos assentados, como na escola ou faculdade. Assim, é necessário adaptar a rotina para aliviar ao máximo a pressão no cóccix.
- Assente da maneira correta: retirar o excesso de peso do cóccix é fundamental para o alívio da dor no cóccix. Assim, o indicado é se sentar numa postura ereta, inclinado para frente.
- Utilizar uma almofada para o cóccix: as almofadas de proteção têm uma área vazada, onde a pessoa vai assentar e, dessa forma, retirar um pouco da pressão concentrada no cóccix.
- Evite passar longos períodos assentado: sempre que possível, se levante por alguns minutos. Assim, o sangue circula na região e ocorre um alívio do estresse.
- Faça atividades físicas corretamente: sempre alerta para a necessidade das atividades físicas para uma vida mais saudável. Entretanto, quando uma pessoa sofre de dor no cóccix, é necessário escolher a atividade com cuidado. O ideal é evitar atividades que causem impacto na região, como as hidroginásticas – que são as atividades na piscina. Somente essas são permitidas? Não! Mas atenção: ao praticar a caminhada, por exemplo, não abra mão de calçados confortáveis e que absorvam bem o impacto dos passos.
- Corrija a postura: treinos de correção de postura podem ser a chave para quem sofre com o cóccix inflamado. Treinar para ter uma postura ereta quando assentado vai diminuir a pressão que colocamos no cóccix e, por consequência, diminuir a dor no local.
Essas foram algumas das dicas para diminuir a dor no cóccix. Para ver mais, assista meu vídeo no YouTube. E em caso de dor, busque atendimento médico!
Comentários