Sangramento anal é normal? Se você já me acompanha nas redes, certamente sabe que sangramento anal ou sangue nas fezes são um sinal de alerta para alterações no ânus. Diferentes quadros podem causar sangramento na região e, por isso, resolvi criar esse conteúdo com 6 causas para o sangramento anal. Vamos lá? 

 6 causas para o sangramento anal

1. Hemorroidas

Certamente essa causa você já conhecia, não é? Afinal, ao contrário do que muitas pessoas pensam, o principal sintoma de hemorroidas não é a dor, mas sim o sangramento e a saída das hemorroidas pelo ânus.

O sangramento de hemorroidas, em geral, é tem um tom vermelho vivo. Esse sangramento pode sair em forma de gotejamento, jato ou como sangue nas fezes

2. Câncer de intestino

O câncer de intestino, em geral, se desenvolve lentamente. Por isso, esse tipo de câncer pode ter um fluxo de sangramento imperceptível, ou até mesmo se misturar nas fezes. 

Além disso, o sangramento causado por um câncer de intestino pode ter uma coloração mais escura e ter a presença de muco. 

Entretanto, dependendo de onde esse câncer está localizado, o sangramento pode ser em um tom vermelho vivo, parecido com o sangramento de hemorroidas

Isso ocorre porque, quanto mais próximo da saída do ânus, os sintomas se tornam mais parecidos com os das hemorroidas. Afinal, assim como as hemorroidas, o câncer de intestino pode não causar dor. 

3. Fissura anal

Se você leu meu conteúdo anterior, sabe que uma fissura anal é um corte na região do ânus, que pode ser causado por diversos fatores. Certamente você até já passou por essa situação. 

Em geral, as fissuras cicatrizam sozinhas dentro de alguns dias, entretanto, quando a região é machucada repetidas vezes, a fissura anal pode se tornar crônica. 

Assim, todas às vezes que a pessoa vai ao banheiro, ela machuca a região novamente, o que causa um sangramento anal. 

4. Fístula anal 

A fístula é uma comunicação anormal entre o ânus e a área ao seu redor. Em geral, uma fístula se desenvolve após uma infecção no local, que gera um abscesso. 

Entretanto, em alguns casos a fístula pode surgir após um quadro de fissura anal e, por isso, o tecido da região se torna cronicamente inflamado. 

Algumas características comuns dos tecidos inflamados são: fragilidade e um alto fluxo sanguíneo. Assim, com a passagem das fezes, o tecido pode sofrer um novo trauma, o que causa o sangramento anal. 

Apesar das fístulas serem um problema bem menos comum que as fissuras e hemorroidas, elas acometem muitas pessoas e, por isso, é preciso conhecer suas características e seus sintomas para buscar um atendimento assertivo e de qualidade.

5. Pólipos 

Os pólipos são pequenas lesões no intestino e se parecem com pequenas verrugas. Em alguns casos, os pólipos podem evoluir para um câncer, mas, a princípio, não são malignos. 

Assim como o câncer de intestino, os pólipos podem causar um sangramento em um tom mais escuro ou vermelho vivo, a depender a altura do pólipo. Além disso, podem causar o sangue nas fezes e conter a presença de muco.

6. Divertículos 

Geralmente ouvimos falar dos divertículos quando eles inflamam e causam a diverticulite. Os divertículos são “bolsinhas” que surgem em algumas pessoas. Elas estão localizadas no intestino grosso, que é onde as fezes são formadas.

De toda essa lista, o sangramento anal causado pelos divertículos é o mais diferente. Em geral, esse sangramento costuma ter um volume maior, dura alguns dias e então vai parando gradualmente. 

Entretanto, em alguns casos esse sangramento pode continuar de maneira indiscriminada, causando uma emergência médica, já que esse sangramento anal pode ocasionar uma anemia. 

Conclusão 

Em resumo, essas são as 6 causas para sangramento anal. Apesar da hemorroida ser o primeiro palpite das pessoas, não deixe de investigar o que pode estar causando seus sintomas. 

Como vimos, diferentes quadros podem causar o sangramento anal e cada um desses quadros demanda um tratamento específico, podendo inclusive ser um tratamento cirúrgico. 

Por isso, ao identificar sangue nas fezes ou um sangramento no ânus, busque atendimento médico com proctologista. Será um prazer lhe atender!