“Dr. Marcelo, estou preocupado. Como saber se tenho câncer?”. Essa pergunta sempre acaba sendo feita a mim em consultório e também nos comentários nas redes sociais, já que o diagnóstico de câncer desperta preocupação. Por isso, hoje vou falar sobre alguns sinais de câncer e sintomas de câncer.

Os sintomas de câncer são aqueles que podem ser percebidos pela pessoa, como alteração da coloração da pele ou o surgimento de dores crônicas. Já os sinais de câncer são aqueles encontrados com o auxílio de exames, como a anemia. Vamos ver mais sobre isso?

Como saber se tenho câncer?

Sintomas de câncer

Perda de peso
Perder muito peso, em pouco período de tempo e sem justificativa aparente, é um dos sintomas de câncer e pode ser encarado como um sintoma de alerta.

Adinamia
Falta de ânimo, prostração e dificuldade de fazer tarefas básicas, em geral, são sintomas associados à depressão, mas em alguns casos, podem indicar câncer. Isso ocorre devido à anemia, que pode ocorrer pela perda de sangue. Além disso, alguns cânceres podem causar desnutrição, o que também leva à adinamia.

Dores
O câncer abdominal é um exemplo de câncer que pode causar dor. Ele faz com que o intestino sofra com angulações, o que impede a movimentação do suco digestivo, que por consequência pode causar uma obstrução intestinal, o que provoca dor. Dessa forma, uma dor abdominal que vai piorando com o passar do tempo deve ser investigada. Além disso, todas as dores crônicas sem motivo aparente devem ser investigadas, independente de qual local no corpo elas se manifestam.

Presença de feridas
Esse sintoma de câncer deve ser observado com atenção. Uma afta que não se cura ou uma lesão na pele que não cicatriza podem ser um alerta. Feridas constantemente abertas na cabeça, pescoço ou região perianal podem ser sintomas de câncer.

Alterações no ritmo intestinal
O câncer de intestino, em 70% dos quadros, não apresenta sintoma. Entretanto, quando apresenta, é comum que seja uma alteração no ritmo intestinal. Ou seja, se a pessoa tem um intestino preso e, sem mudar hábitos alimentares e de estilo de vida passa a ir ao banheiro regularmente ou o oposto, quando o intestino funciona bem e, de repente, deixa de funcionar, é hora de ligar o alerta. Por mais que pareça uma alteração pequena, essas mudanças sem motivo aparente podem ser sintoma de câncer.

Quanto mais próximo do ânus, mais sinais o câncer de intestino apresenta. Portanto, além das alterações intestinais, é possível observar sintomas de câncer como o tenesmo (vontade frequente de evacuar) e a presença de muco e sangue nas fezes.

É importante lembrar que, embora muitas pessoas busquem atendimento médico após perceber algum sintoma, em muitos casos, o câncer será assintomático. Ou seja, não apresentará nenhum sintoma e, por isso, realizar exames de rastreamento de câncer é tão importante.

Esses exames devem feitos de acordo com as recomendações de cada um. Por exemplo, o rastreamento de câncer de intestino deve começar a ser feito quando o paciente fizer 45 anos, já o de câncer de mama, a partir dos 40 anos e o câncer de próstata, aos 50 anos.

Sinais de câncer

Sinais de câncer são todas aquelas alterações que podem ser rastreadas em exames, como a anemia e a percepção de marcadores tumorais. O quadro de anemia pode ter várias causas e, entre elas, está o câncer. Ele leva a um quadro de anemia por perda de células, ou seja, se a pessoa está perdendo sangue por causa de um câncer de intestino, as reservas de ferro vão ficando baixas, causando anemia.

Por isso, não deixe de realizar os exames de rastreamento e faça sempre acompanhamento médico.