Você tem dificuldade para evacuar e sofre com constipação intestinal? Então esse conteúdo é para você! Hoje falarei um pouco mais sobre a importância de um bom funcionamento intestinal para ir ao banheiro constantemente, além de te ensinar algumas manobras para evacuar. Confira as dicas para evacuar e melhores sua qualidade de vida.
Antes de mais nada, você deve estar pensando em qual a relação sobre um bom funcionamento intestinal e ir ao banheiro regularmente. Bem, nosso intestino é responsável por produzir, armazenar e eliminar as fezes, por isso, manter um bom funcionamento garante que esse processo vai ocorrer corretamente.
Além disso, as fezes precisam estar na consistência adequada para passar pelo ânus. Quando as fezes estão muito duras e calibrosas, pode ocorrer de “faltar espaço” para que elas passem pelo reto para chegar ao ânus, o que pode causar a sensação de defecação obstruída. As fezes estão lá, há vontade de evacuar, mas a pessoa não consegue.
Dicas para evacuar – Como estimular a movimentação intestinal
A primeira das dicas para evacuar, como adiantei acima, é ter um bom funcionamento intestinal. Para isso, é necessário beber água e incluir bastante fibras em sua alimentação, consumindo frutas e verduras. As fibras não são digeridas e ficam em nosso intestino ajudando a reter líquidos. Assim, o intestino mantém as fezes hidratadas, o que ajuda na movimentação intestinal e na consistência das fezes.
Apesar de ser uma boa opção entra as manobras para evacuar, para algumas pessoas, apenas melhorar a alimentação e ingestão de água não é o bastante. Nesses casos, o uso de laxantes pode ser indicado. Entretanto, os laxantes devem ser indicados por um médico e seu uso deve ser feito com acompanhamento e, em alguns casos, o uso é de curto período.
A terceira das dicas para evacuar é fazer atividades físicas. A atividade estimula a movimentação intestinal, por isso, faça atividades aeróbicas leves a moderadas.
Dicas para evacuar – Manobras para evacuar
Com certeza você já usou a expressão “fazer força para evacuar”, certo? Bem, os músculos do abdômen são muito importantes na propulsão das fezes, chamada Manobra de Valsalva. Entretanto, a força para evacuar precisa ser direcionada.
Em consultório, já recebi pacientes que, quando pedi para fazer força como se fossem evacuar, durante o exame de toque, contraíram o ânus. Essa contração prende o ânus e impede a evacuação. Portanto, a manobra para evacuar correta é fazer força com os músculos abdominais e relaxar a musculatura anal.
Outra das manobras para evacuar é a prática de massagens abdominais. A massagem deve ser feita seguindo o “formato” do intestino. Dessa forma, comece na parte posterior direita do abdômen e faça movimentos para cima. Após isso, faça um movimento horizontal e termine “descendo” do lado esquerdo do abdômen, em direção à pelve. Essa massagem deve ser feita de forma repetida e com leve pressão.
A próxima na lista das manobras para evacuar não é novidade aqui no blog e você pode ler mais sobre ela clicando aqui. Estou falando no uso de um banquinho para apoiar os pés no momento de evacuar. A posição de cócoras permite o relaxamento da musculatura pélvica, facilitando a saída das fezes.
O treinamento de musculatura do assoalho pélvico também pode auxiliar. É o assoalho pélvico que traz a sustentação dos músculos da pelve e, com o enfraquecimento dessa musculatura, a evacuação se torna mais difícil. Esse processo pode ocorrer com homens e mulheres, mas é mais frequente em mulheres, seja por causa de partos, envelhecimento ou gravidez.
Essas foram algumas das dicas para evacuar e manobras para evacuar para melhorar e amenizar a constipação intestinal. Caso você esteja com uma constipação intestinal persistente e, intervenções e mudanças do estilo de vida não ajudaram, entre em contato! Será um prazer lhe atender!
Comentários