Dor no ânus, um sintoma incômodo e que preocupa muitas pessoas. Existem maneiras de aliviar a dor anal e é sobre isso que falarei hoje! Entretanto, antes de adentrar nas dicas, vale a pena ressaltar: a dor no ânus, acompanhada de inchaço, vermelhidão e febre é um sinal de alerta!
Ao identificar esses sintomas, o indicado é que você busque atendimento médico imediatamente. Os 4 sintomas que citei acima são indicativos de infecção anal, quadro que pode ser perigoso se não tratado corretamente.
Sendo assim, as dicas que darei hoje são para aqueles casos em que a pessoa está sentindo uma dor que já é uma dor recorrente. Ou uma dor que surge quando vai ao banheiro, ou mesmo notou algum carocinho na região.
Funcionamento intestinal
Um bom funcionamento intestinal faz toda a diferença, já que o intestino que funciona com muito esforço vai machucar mais a região. Geralmente, quando o funcionamento intestinal está diretamente ligado à dor no ânus, a pessoa sente um desconforto na hora de ir ao banheiro.
Isso pode ser um sinal de fissura anal ou problema de hemorroida, por isso o funcionamento intestinal está diretamente relacionado. Isso acontece porque quanto mais esforço fizer para o banheiro, mais a região será machucada.
Para melhorar essa situação, é indispensável comer bem, com uma dieta rica em fibra e tomar muito líquido para ajudar na consistência das fezes.
Em algumas situações, é possível até usar alguns laxantes para amolecer um pouco as fezes e facilitar a evacuação. Isso vai ajudar bastante aquela pessoa que está com dor. Além disso, é muito importante não evitar ir ao banheiro, isso faz com que as fezes fiquem mais duras, e aí quando a pessoa vai ao banheiro, é até pior.
Banho de assento
Outra coisa que pode ser feita para melhorar a dor no ânus são os banhos de assento. O banho de assento é uma coisa muito simples e muito eficaz. Você precisa simplesmente pegar uma bacia, colocar água morna, assentar e ficar assentado entre cinco a dez minutos.
A água morna vai ajudar a relaxar as musculaturas e dar um alívio da dor. O banho de assento pode ser feito para diferentes quadros, desde uma hemorroida até dor relacionada a uma inflamação, às vezes uma fissura anal. Nesses quadros, o banho de assento pode ser feito até com água fria ou mesmo pode ser feito até uma alternância, o que estiver causando mais conforto para aquela pessoa.
Posição correta para evacuar
Mais uma atitude importante que pode ajudar nesse mecanismo de evacuação é colocar um banquinho na frente do vaso, existem diversos modelos desses bancos, alguns até são dobráveis para quem tem um banheiro pequeno. Assim, a pessoa apoia os pés um pouquinho mais alto, simulando aquela posição agachada.
Pela evolução, o nosso organismo foi feito para evacuar agachado, e a posição de 90 graus no vaso sanitário não é a mais adequada, então colocar um banquinho vai te ajudar a eliminar as fezes da melhor maneira, sem agredir mais a região e piorar a dor no ânus.
Mas é importante relembrar: não tente ficar agachado em cima do vaso! Muitos vasos sanitários podem quebrar causando lesões gravíssimas!
Evite usar papel higiênico
O papel higiênico é seco e para limpar as fezes mais pastosas e às fezes líquidas, pode ser necessário passar o papel repetidas vezes, machucando a região.
Por exemplo, se você tem um problema de hemorroida, o papel higiênico vai machucar um tecido que já é frágil, piorando o problema. Então, o mais adequado seria lavar a região ou usar um lenho umedecido.
Sendo assim, deixe o papel somente para secar, use apenas para absorver aquela água e pronto. Com isso, vai traumatizar menos a região e ajuda a melhorar a dor no ânus.
Uso de pomadas indicadas
Existem pomadas que são anestésicas que vão ajudar, porém, o uso deve ser feito com sabedoria. Pomadas com corticoide, por exemplo, retardam a cicatrização de feridas, aumentam o risco de infecções e podem deixar a pele mais fina, causando atrofia. Com o uso continuado dessas pomadas, você piora a cicatrização local e deixando a pele mais frágil.
As pomadas anestésicas também podem comprometer a melhora da dor anal. Muitas vezes elas vão simular uma melhora que mascaram uma progressão de um quadro de dor na região. Então, vai dar um alívio, mas o problema está piorando.
Então, vamos evitar o abuso. Se está precisando usar uma pomada diariamente, procure um atendimento médico para investigar as causas da dor no ânus e indicar o tratamento adequado.
Siga essas dicas para não sofrer mais com a dor no ânus
Apesar dessas dicas melhorarem os sintomas de dor anal, se lembre: toda dor no ânus deve ser avaliada!
Existem diferentes quadros que podem desencadear esses sinais e eles podem apresentar complicações. Portanto, ao identificar algum desses sintomas, busque atendimento médico!
Comentários