Recentemente eu falei aqui sobre o pós-operatório de hemorroida e quando retornar ao médico. Muitos de vocês ficaram interessados em como a cirurgia impacta outras áreas da vida, então, hoje resolvi falar sobre o tempo de recuperação necessário até que seja possível voltar às práticas sexuais. Vamos lá?
Recuperação após a cirurgia de hemorroida
Antes de aprofundar no tema, devemos lembrar que existem diversos tipos de cirurgia de hemorroida, assim, teremos recuperações diferentes. Por isso, vale lembrar que técnicas de tratamento mais ou menos invasivas também vão influenciar o pós-operatório.
Quando falamos de hemorroidas grandes, por exemplo, a recuperação tende a ser mais lenta e mais dolorosa do que as hemorroidas menores.
Dessa forma, para facilitar a explicação e o entendimento, vou me basear na técnica convencional de uma hemorroida de tamanho médio. Normalmente, a primeira e a segunda semana são o período em que a pessoa vai ter mais dor na hora de evacuar.
Normalmente, aquele período em que a pessoa vai querer se movimentar mais lentamente, muitas vezes nem vai querer ter relação sexual. E, de fato, nesse período, em geral, o melhor seria não ter relação.
Bem, já falei aqui e em minhas redes sociais outras vezes sobre o sexo anal, e acho que vale a pena mencionar essa questão. Inicialmente, falei sobre a volta à vida sexual desconsiderando a prática do sexo anal, seja por homens ou por mulheres. Sendo assim, vamos diferenciar homens e mulheres.
Quando retomar a atividade sexual no pós-operatório?
Os homens, em geral, como não têm uma manipulação daquela região durante o ato sexual, a princípio podem retomar atividade um pouco antes. Então, se a pessoa está tendo uma evolução boa, não está sentindo dor, está tendo um desejo sexual, a princípio poderia retomar atividade sexual ativa, desde que sem exageros.
Já no caso das mulheres, essa retomada pode demorar um pouco mais. Devemos considerar que, nessa fase inicial no pós-operatório, se a pessoa faz muita atividade, se movimenta demais, pode inchar e pode sangrar a região.
Considerando que haja penetração vaginal, pode ocorrer uma tração daqueles tecidos na região. Assim, proximidade das duas regiões pode levar a um quadro de dor, pode causar sangramento e inchaço. Assim, em geral, o recomendado é que espere um pouco mais à volta às atividades sexuais.
E isso, como eu falei, depende da evolução. Então, depois de duas semanas, se a paciente não está sentindo dor e está sentindo que está preparada para isso, que a região não vai machucar, é possível tentar uma retomada das atividades.
Entretanto, tenta com cuidado! Minha orientação é que a paciente vá testando e percebendo os limites do corpo. E, por favor, não exagere no ato, porque o objetivo é ter prazer sem correr o risco de causar sangramento, dor e retroceder no pós-operatório que está indo bem.
E o sexo anal, quando posso voltar a praticar?
Bem, durante o sexo anal, a passagem do pênis ou outro objeto, vai causar trauma na região. É muito diferente de uma evacuação que passam fezes pastosas, que é um período mais curto, que não tem entrada e saída várias vezes. Por isso, a retomada desse tipo de atividade é indicada que aconteça após a cicatrização total e liberação do seu médico.
É por causa desse tipo de dúvida e necessidades particulares que eu disse no conteúdo anterior que é necessário fazer o acompanhamento com médico no pós-operatório. Assim, é possível ver se houve uma cicatrização total e, dessa forma, após a liberação do médico, retomar esse tipo de atividade.
Mas não se esqueça: é preciso recomeçar com muito cuidado, devagar, percebendo e vendo sinais do seu corpo. De preferência, não tente fazer nada que seja mais agressivo, porque se traumatizar, vai gerar uma cicatrização retardada, prejudicando o resultado cirúrgico.
Espero que o conteúdo tenha ajudado a sanar algumas dúvidas. Como sempre digo, é necessário avaliar caso a caso em uma cirurgia de hemorroida e, por isso, não consigo dar respostas muito específicas. Sendo assim, se você está buscando um tratamento para realizar uma cirurgia de hemorroida, ou quer sanar dúvidas sobre a prática do sexo anal e sobre a recuperação em um pós-operatório, entre em contato comigo!
Comentários