O exame de colonoscopia tem uma fama um pouco assustadora, não é? Seu preparo e sua realização são temidos e causam dúvidas em muitas pessoas. Mas afinal, será que o exame de colonoscopia é assim tão ruim? Vamos lá ver isso?
Bem, o exame de colonoscopia costuma ser mais temido por seu preparo do que por sua execução. O preparo para colonoscopia tem o objetivo de limpar o intestino, eliminando as fezes que estão ali, para facilitar a visualização da região.
Dessa forma, o preparo para colonoscopia causa uma diarreia que dura algumas horas, o que pode ser desconfortável para a maioria das pessoas.
Caso você não saiba, eu já fiz uma colonoscopia e compartilhei essa experiência em meu canal no YouTube. Você pode assistir clicando aqui.
Bem, voltando à colonoscopia, muitas pessoas temem os risos que a realização desse exame pode trazer. Mas, será que é realmente assim tão perigoso?
O exame de colonoscopia é perigoso?
A verdade é que as chances de ocorrer alguma complicação durante o exame de colonoscopia são muito baixas. E é justamente por isso que, quando uma complicação ocorre, acaba virando notícia e “todo mundo” toma conhecimento.
Os maiores riscos de complicação curante o exame de colonoscopia são: perfuração intestinal e sangramento. Entretanto, como eu disse acima, as possibilidades disso acontecer são baixíssimas.
Qual é a idade para fazer colonoscopia?
Há algum tempo, a recomendação era que a idade para fazer colonoscopia fosse 50 anos ou mais. Entretanto, essa orientação mudou e a idade para fazer colonoscopia devido ao rastreamento do câncer colorretal é de 45 anos ou mais.
Além disso, caso haja histórico familiar de câncer colorretal, o indicado é que o exame de colonoscopia seja feito 10 anos antes da idade que o familiar foi diagnosticado.
Para melhor entendimento: se uma pessoa em sua família, pai, mãe ou irmãos, recebeu o diagnóstico de câncer colorretal aos 39 anos, o indicado é que você faça a colonoscopia aos 29 anos.
Essa recomendação também vale para casos de pólipos, mas com uma pequena alteração. Se algum parente seu teve pólipos intestinais, a recomendação é que você faça o exame de colonoscopia 5 anos antes da data de descoberta.
Para melhor entendimento: se uma pessoa em sua família, pai, mãe ou irmãos, encontrou um pólipo intestinal aos 39 anos, o indicado é que você faça a colonoscopia aos 34 anos.
Apesar de ser o exame mais indicado para rastreamento de câncer colorretal, a colonoscopia não é a única possibilidade. Seja por medo de realizar o procedimento ou por questões de saúde, em alguns casos é possível fazer o exame de sangue oculto nas fezes para identificar alterações intestinais.
Entretanto, caso o exame de sangue oculto nas fezes dê positivo, é indispensável a realização do exame de colonoscopia.
Por que e quando fazer colonoscopia?
Com a colonoscopia, conseguimos enxergar toda a região do intestino grosso. O intestino grosso é onde se desenvolve o 2º câncer mais comum entre homens e mulheres, o câncer colorretal.
Em incidência, ele fica atrás do câncer de próstata e do câncer de mama, respectivamente. Entretanto, o câncer colorretal é totalmente evitável, desde que seja identificado com antecedência.
Por isso a realização da colonoscopia é tão importante! Com ela, conseguimos identificar um pólipo intestinal e fazer sua remoção antes que ele se desenvolva para um câncer.
Além disso, caso o paciente já tenha um câncer, ms que está em estágio inicial, com o exame de colonoscopia conseguimos identificar essa alteração. Assim, em alguns casos, conseguimos até fazer sua remoção durante o exame.
Essa abordagem nos permite evitar intervenções mais agressivas, como uma radioterapia ou quimioterapia.
Outro forte indicativo sobre quando fazer colonoscopia é a identificação de sintomas, independente da idade. Então, se você tem sangramento, alteração do ritmo intestinal ou dor abdominal, busque atendimento médico imediato!
Espero que esse conteúdo tenha diminuído um pouco o medo de vocês e mostrado a importância em realizar o exame de colonoscopia. Não deixe o medo ser maior que você, cuide da sua saúde e de seu bem-estar!
Se você está buscando um atendimento médico, entre em contato comigo e vamos juntos cuidar do seu maior bem: sua saúde!
Comentários