Anuscopia e retossigmoidoscopia, palavras diferentes e até meio complicadas, não é? Bem, esses são os nomes de dois exames que são feitos na região anal. Cada um deles tem uma indicação própria para ser realizado.
Sendo assim, hoje vamos falar sobre as indicações, diferenças e outras particularidades sobre a anuscopia e retossigmoidoscopia.
O primeiro ponto que gostaria de explicar é que a anuscopia e a retossigmoidoscopia tem objetivos diferentes da colonoscopia. Digo isso porque não é incomum que alguns pacientes cheguem ao consultório se queixando de terem feito uma colonoscopia e, mesmo assim, não terem mais informações sobre quadros como hemorroidas e fissuras.
A colonoscopia não é um exame indicado para avaliar a região anal. Na verdade, a colonoscopia é feita para avaliar o interior do intestino e buscar alterações, como pólipos.
Para que serve a anuscopia?
Por outro lado, o exame de anuscopia é feito especificamente para avaliar a região do ânus. Nele, inserimos um aparelho no canal anal para conseguir visualizar toda a parte interna da região anal.
Assim conseguimos visualizar as hemorroidas internas, as papilas do ânus, fissuras e também a região do reto interior.
Além disso, a medida que vamos retirando o aparelho, conseguimos visualizar a hemorroida interna, a transição para hemorroida externa e a linha pectínea.
A anuscopia, em geral, é um exame bem tolerado e que pode ser realizado numa primeira consulta. A indicação para a realização do exame já na primeira ida ao consultório pode variar de acordo com as queixas do paciente.
Em casos de fissura crônica, onde há dor constante, o exame de anuscopia não costuma ser indicado logo de cara, por exemplo.
Entretanto, se o médico julgar necessário que o exame seja feito o mais breve possível, sua realização pode ser feita com sedação, para que o paciente não sinta dor.
Bem, com a anuscopia conseguimos ver bem a região anal, mas não temos acesso ao reto e, para isso, temos a retossigmoidoscopia.
“Mas Dr. Marcelo, não é para isso que a colonoscopia é indicada?”. Bem, de fato a colonoscopia nos permite ter uma visão melhor do reto e do intestino, mas ela é um exame muito desconfortável para ser feito sem sedação, enquanto a retossigmoidoscopia pode ser feita em consultório.
Quais as indicações para cada exame?
Para entender as indicações de cada um dos exames, antes vamos entender a diferença no tamanho dos aparelhos.
- O aparelho da anuscopia tem, em média, entre 5 a 10 centímetros.
- O aparelho da retossigmoidoscopia tem, em média, entre 20 a 25 centímetros.
- O aparelho da colonoscopia tem, em média, entre 2 metros e 2 metros e 20 centímetros.
Vamos ao exemplo:
Se um paciente tem uma retocolite ulcerativa acometendo, em média, 10 centímetros da região, possivelmente uma anuscopia não seria o bastante para ter uma boa visualização.
Por outro lado, a colonoscopia poderia ser feita. Entretanto, o exame tem um preparo desconfortável e provavelmente iria demandar sedação para ser realizado. Seriam muitos desconfortos ao paciente apenas para examinar uma pequena área.
Assim, a retossigmoidoscopia nos permite examinar uma área, mas sem os desconfortos que a colonoscopia costuma causar.
Retossigmoidoscopia substitui a colonoscopia?
Não! Um exame não substitui o outro!
Seguindo o exemplo que dei acima, é possível ter uma interpretação errada de que a retossigmoidoscopia pode substituir a colonoscopia, o que não é verdade.
O que quero passar é que, dependendo do quadro que está sendo investigado e da “altura” que precisamos examinar para se fechar um diagnóstico, o exame de retossigmoidoscopia é mais indicado por ser menos desconfortável.
A colonoscopia, em geral, é mais indicada para pacientes que já fizeram uma cirurgia prévia no intestino, ou precisam fazer um rastreamento de câncer, ou mesmo investigar a presença de pólipos e outras alterações intestinais.
Anuscopia e retossigmoidoscopia tem preparo?
Bem, como eu disse acima, a colonoscopia demanda um preparo que é conhecido e temido por muitos, mas e a anuscopia e a retossigmoidoscopia?
Bem, na retossigmoidoscopia é feito um preparo para limpar as fezes que possam estar acumuladas no reto, facilitando a visualização durante o exame.
Por outro lado, a anuscopia não costuma demandar um preparo específico.
Bem, espero que as diferenças entre cada um dos exames tenham ficado claras para vocês. Sempre que tiverem dúvidas sobre um procedimento que vão realizar, conversem com o médico e busquem esclarecer todos os exames que vão realizar.
E se você está buscando um proctologista em São Paulo ou Belo Horizonte, entre em contato comigo!
Comentários