Como tratar hemorroida sem cirurgia? Será que é possível? Hoje vamos falar sobre a crise de hemorroida, a chamada trombose hemorroidaria e como podemos fazer para amenizar os sintomas da crise. Vamos lá?
Antes de mais nada, vamos entender o que é uma crise de hemorroida e a diferença dela para o quadro crônico de hemorroida. Com as hemorroidas do “dia a dia”, a pessoa pode notar uma descida dos tecidos ao ir ao banheiro, além de ter algum desconforto e até sangramentos. Esse quadro não costuma se resolver sozinho podendo, inclusive, apresentar piora nos sintomas.
Na trombose hemorroidaria, o paciente não apresenta sintomas no dia a dia, mas em algum momento percebe uma bolinha na região anal. Geralmente, essa bolinha é arroxeada e dói, e é isso que chamamos de crise de hemorroida. Em muitos casos, a crise se resolve sozinha, sem a necessidade de cuidados especiais.
Diferenciar os dois quadros é importante para saber quais os cuidados ideais para cada situação. Apesar de existir a possibilidade das crises de hemorroida serem cuidadas em casa, é importante buscar atendimento médico sempre que notar alguma alteração na região, já que as dores podem ser causadas pode mais de um quadro.
Como prevenir a trombose hemorroidária
O principal cuidado para se ter em caso de trombose hemorroidaria é evitar que a região sofra mais traumas, para melhorar a cicatrização. Para isso, devemos tomar conta da nossa alimentação e do bom funcionamento intestinal.
Eu sempre falo sobre isso, mas não custa nada repetir: coma bem, inclua fibras na sua dieta e evite alimentos inflamatórios. Isso vai fazer com que seu funcionamento intestinal fique regulado, o que promove a formação de fezes macias e não muito grossas, que por consequência não agridem a região anal.
A boa alimentação sempre deve vir acompanhada da água para promover o funcionamento intestinal ideal! Então não se esqueça de tomar água regularmente e, se você sente dificuldades, busque deixar uma garrafinha ou copo de água sempre próximo a você, assim, sempre que você ver a garrafa, se lembrará de beber água. O ideal é que a água seja abundante em sua dieta, mas sucos e chás também podem ajudar. Entretanto, prefira tomar esses líquidos sem açúcar e evite sucos industrializados e chás laxativos.
O momento de evacuar também merece atenção, você sabia que existe uma posição correta para evacuar? Sempre que sentir vontade, vá ao banheiro, evite segurar as fezes. Além disso, tente não fazer muita força para evacuar e, se possível, tenha um banquinho no banheiro para apoiar os pés. A posição correta para evacuar é de cócoras, ou seja, nossos pés têm que estar um pouco elevados do chão, isso facilita a passagem das fezes, por isso o uso de um banquinho é indicado.
Essas são algumas das formas de se evitar uma crise de hemorroida, mas, caso a crise chegue, existem métodos de aliviar os sintomas. Confira:
Como tratar crise de hemorroida
Os banhos de assento são conhecidos por muitas pessoas e ajudam a aliviar os sintomas da trombose hemorroidaria. Em geral, indico que o banho de assento seja feito em água morna, mas também é possível realizar em água fria, isso varia de pessoa para pessoa. É possível, inclusive, alternar os banhos de assento entre água fria e água morna.
Além disso, as pomadas para hemorroida também podem ajudar, mas seu uso não deve ser feito de maneira indiscriminada. O primeiro ponto que devemos considerar, é que a pomada para hemorroida deve ser usada de forma pontual, para aliviar os sintomas de uma crise de hemorroida, e não como um tratamento a longo prazo.
Esse cuidado deve ser tomado, pois existem pomadas com corticoide na composição. O corticoide deixa a pele mais frágil, a tornando mais propícia a lesões, o que piora os sintomas de hemorroida, criando assim um círculo vicioso.
Bem, essas são algumas dicas de como tratar hemorroida e aliviar seus sintomas. Entretanto, caso os sintomas persistam, busquem atendimento médico o mais rápido possível!
Comentários