Hoje volto para falar sobre fístula. Apesar de já ter falado sobre esse assunto outras vezes, estamos sempre recebendo novos leitores e, por isso, resolvi responder algumas dúvidas sobre fístula. Por isso, nesse conteúdo você encontra as respostas para fístula o que é, fístula anorretal, fístula retal e o que causa fístula retal.
Fístula, o que é?
Uma fístula pode surgir em diversas regiões do corpo, como entre o intestino e a vagina ou o intestino e o útero, por exemplo. Basicamente, é uma formação de uma comunicação anormal entre dois locais do corpo. Dessa forma, temos a fístula perianal.
A fístula perianal – e outros tipos de fístula também – é uma comunicação que vem do interior do ânus para a pele. Para ficar mais fácil de compreender, vou dar um exemplo: você usa piercing ou brincos, ou conhece alguém que usa?
Bem, quando ocorre a colocação de um brinco, criamos uma passagem de uma parte da pele para a outra, certo? É criado um “caminho” entre o furo de entrada e de saída da joia. Esse “caminho” entre os dois buracos é o que caracteriza uma fístula.
A fístula de um brinco ou piercing é criada de maneira voluntária, mas nem todas elas são assim. Vamos entender melhor o que causa uma fístula em outras regiões do corpo? Acompanhe:
O que causa uma fístula?
Agora que você já sabe e teve exemplos sobre fístula o que é, vamos entender o que causa uma fístula. Na região anal é comum que uma fístula anorretal, uma fístula perianal ou uma fístula retal surja em decorrência de uma infecção na região.
Essa infecção gera um abscesso perianal, que enche de pus. Quando esse pus precisa drenar, caso não haja nenhum caminho disponível, um novo caminho será criado para a drenagem, estabelecendo, assim, uma fístula na região.
Como citei os piercings como exemplo, darei agora um conselho sobre eles: o ânus não é uma boa região para a colocação de um percingi! Como disse acima, o caminho criado entre a pele para a passagem do piercing é uma fístula, correto?
Bem, com a colocação de um brinco nessa região, é possível que secreções passem a vazar constantemente e pode, inclusive, ter escape de fezes. Além disso, a joia irá funcionar como um Séton, uma ferramenta usada para drenar o conteúdo de uma fístula anorretal. Mesmo com a retirada do piercing, é possível que a fístula anorretal não cicatrize.
A mesma situação ocorre com a colocação de joias na vagina ou no pênis, onde é possível criar uma fístula que constantemente drene urina. Além disso, em muitos casos pode ser necessário realizar uma intervenção cirúrgica para o tratamento de fístula. Por isso, não recomendo a colocação de brincos na região genital como um todo.
Veja bem, este tipo de perfuração na orelha ou umbigo, por exemplo, não causa grandes danos, já que as regiões perfuradas têm o mesmo nível de comunicação, e são áreas secas.
Fístula anorretal tem tratamento?
Em geral, o tratamento para uma fístula requer intervenção cirúrgica. O tipo de intervenção pode variar de acordo com cada quadro e necessidades do paciente.
Uma abordagem comum nesse tratamento é realizar o fechamento do lado que apresenta mais pressão. No caso das fístulas na região do ânus, costumamos fechar o orifício interno, que é de onde vem a secreção.
Espero que esse conteúdo sobre fístula o que é tenha ficado claro para vocês e esclarecido algumas dúvidas. E, caso você perceba alguma fístula ou mudança na região anal, busque atendimento médico e não se automedique!
Lembrando que faço atendimentos em São Paulo e Belo Horizonte, além de atender online. Entre em contato, será um prazer te atender!
Comentários