É comum que nesse período de férias a alimentação saia um pouco da rotina, certo? Entretanto, é possível manter o bom funcionamento intestinal e o intestino saudável mesmo com uma rotina diferente. Vamos ver mais sobre isso?
Sempre falo sobre como manter a alimentação regulada, comendo comida de verdade, é uma das bases para manter nosso organismo funcionando. Afinal, é mantendo uma boa alimentação que a saúde intestinal ficará em dia, diminuindo as chances de desenvolver problemas intestinais, como disbioses e intolerâncias. Confira como evitar o mau funcionamento intestinal:
Como manter o bom funcionamento intestinal?
Beba água
Quem me acompanha há mais tempo sabe que sempre falo sobre hidratação. É importante manter o consumo de água em dia, seja em épocas de calor, como as férias de janeiro ou no frio, no caso das férias de julho. Bem, no calor suamos mais e a água deve ser reposta para compensar a perda. Já no inverno, algumas pessoas podem esquecer de beber água por estar mais frio, então fique atento.
Para manter o bom funcionamento intestinal ingerindo a quantidade correta de água, basta fazer o cálculo médio: multiplicar o seu peso ideal por 30. Ou seja, uma pessoa com 70kg, vai fazer a conta 70×30= 2.100, ou seja, o indicado é ingerir 2 litros e 100 ml de água ao dia.
Coma fibras
Outra maneira de manter o intestino saudável é manter o consumo de fibras. As fibras mantêm líquido nas fezes, o que melhora sua consistência e facilita na movimentação. Quando ingerimos pouca fibra, as fezes se tornam mais duras, menores e a mais difíceis de serem movidas no intestino.
Além disso, é importante se atentar de onde você está ingerindo as fibras. O ideal é comer a chamada “comida de verdade”. É possível encontrar fibras na casca de uma maçã, por exemplo. Uma fruta prática e que pode ser levada na bolsa para ser consumida como um snack.
Coma comida de verdade
Os ultraprocessados e fast foods costumam ser preferência em viagens, já que são de simples consumo. Entretanto, para a saúde intestinal se manter em dia, o ideal é ter equilíbrio. Coma seu fast food, caso queira, mas não abra mão de fazer uma refeição com comida de verdade. É possível almoçar o clássico arroz com feijão e, para um lanche, comer um hambúrguer numa rede de fast food, por que não?
Em meu canal do YouTube você encontra um vídeo com mais informações sobre como consumir fast foods sem prejudicar a sua saúde intestinal. São dicas valiosas para aplicar na hora de escolher um lanche e o tornar menos prejudicial à saúde, vale a pena dar uma olhada.
Cuidado com o consumo de bebidas alcoólicas
Ingerir álcool em poucas quantidades esporadicamente não tem malefício comprovado. Entretanto, ingerir este tipo de bebida com frequência, contribui para o mau funcionamento intestinal. O indicado é beber, em média, três vezes na semana e consumir baixa quantidade de bebidas alcoólicas
Coma fermentados
Iogurte não pasteurizado, kombucha ou chucrute, se ingeridos com moderação, contribuem para o nosso bom funcionamento intestinal. Sei que nas férias pode ser difícil aumentar a ingestão desses alimentos, mas, se você os incluir na alimentação diária, antes das férias, é possível manter a saúde intestinal em dia.
Bem, essas foram algumas dicas de como manter o bom funcionamento intestinal no período das férias. Lembre-se de que a manutenção da saúde do intestino deve ser feita diariamente! É normal fugir um pouco da dieta nas férias, mas não faça da exceção seu hábito.
E caso você queira aprender mais sobre como manter o seu intestino saudável, conheça meu curso! Nele você encontra materiais incríveis sobre a saúde intestinal e confere dicas de como manter o bom funcionamento intestinal, além de aprender a reconhecer doenças do intestino. Confira!
Comentários