Você sabia que a nossa flora intestinal afeta muitas partes do nosso corpo, incluindo a nossa pele? Quando a flora intestinal não está bem ou temos o intestino doente, alguns compostos caem na corrente sanguínea e podem desencadear reações alérgicas, que são um dos sinais que o intestino não está bem.
É muito comum associar que o uso de produtos dermatológicos é a melhor opção para aliviar as reações alérgicas em nossa pele, certo? Mas o segredo para uma melhora permanente é mudar a nossa alimentação, afinal, um dos sinais que o intestino não está bem são as intolerâncias ou alergias alimentares.
As alergias alimentares podem se manifestar tanto diretamente no intestino quanto em outras partes do corpo. No intestino, podemos observar diarreias, distensão ou constipação. Já em outras partes do corpo, as reações alérgicas podem aparecer como coceiras, olhos inchados ou dores de cabeça, por exemplo.
Mas se uma pessoa tem alergias alimentares não quer dizer que esses são sinais que o intestino não está bem, certo? Bom, como sempre digo, “depende”. Em alguns casos, nem sempre a pessoa é alérgica a um determinado alimento, pode ser que, naquele momento, o intestino está deixando passar muitos componentes para a corrente sanguínea. Vamos entender isso melhor?
Sinais que o intestino não está bem e reações alérgicas
O intestino funciona como uma barreira e impede que certas moléculas caiam na corrente sanguínea. Ele é composto por pequenas células que ficam bem juntinhas, chamadas de “Tight junctions”. No caso do intestino doente, essas células se afrouxam e permitem a passagem de componentes para a corrente sanguínea, causando as reações alérgicas.
Siga o exemplo para entender melhor: a flora intestinal pode sofrer desequilíbrio por causa de um alimento específico. Por exemplo, quando uma pessoa é intolerante ao glúten, o consumir com frequência torna o intestino doente.
Assim, mais moléculas vão passar para a corrente sanguínea, já que as “Tight junctions” estão mais separadas. Dessa forma, a pessoa pode pensar ser intolerante a diversos alimentos, mas na realidade é o consumo exagerado de um alimento específico que está causando a reação alérgica.
Por isso, nem sempre que uma pessoa apresentar uma reação, vai significar que ela tem alergias alimentares. Afinal, ela pode estar sensível a determinados alimentos somente naquele momento. Dessa forma, a medida que o intestino vai melhorando e as “Tight junctions” voltam a se agrupar, os sinais que o intestino não está bem voltam a diminuir.
Sinais que o intestino não está bem – flora intestinal
Quando a flora intestinal está doente, ela passa a produzir mais compostos e, entre eles, está o LPS. O LPS, ao cair na corrente sanguínea, é transportado ao fígado, que por sua vez gera uma reação inflamatória, o que pode levar à esteatose, que é um acúmulo de gordura no fígado. Dessa forma, mais uma vez a alimentação balanceada passa a ser uma forma de combate às reações alérgicas.
Além disso, é possível que sintomas de fibromialgia sejam um sinal que o intestino não está bem. Esse sintoma pode ser gerado pela intolerância a histamina. A histamina é um mediador do nosso organismo e participa das inflamações, alergias e transmissão de informações em nosso corpo.
Quando a histamina cai em nosso organismo, algumas reações são geradas. Entre elas podemos citar a coceira, irritabilidade, piora de sintomas do espectro autista ou dor de cabeça, por exemplo. Nesse caso, podemos retirar da dieta alimentos ricos em histamina, além de realizar exames para checar a metabolização da histamina.
Bem, estes foram alguns dos sinais de um intestino doente. Caso identifique algum deles, busque atendimento profissional e não se automedique!
Comentários