O uso de laxantes desperta muitas dúvidas em quem sofre com a constipação intestinal, afinal, todos podem usar laxante? O recomendado é que um médico seja consultado antes de dar início ao uso de uma substância laxativa. Entretanto, é possível realizar o uso de laxantes pontualmente de forma segura.
Vou começar respondendo a maior dúvida: “Dr. Marcelo, posso tomar laxante?”. A resposta é: depende! Calma, já te explico: o ideal é que o intestino funcione sem a necessidade de medicamentos. É possível manter o intestino saudável e, por consequência, garantir o funcionamento do intestino mudando hábitos alimentares e realizando atividades físicas regularmente.
Além disso, existem quadros que o uso de laxantes pode causar a piora da situação. Um exemplo disso é um caso de obstrução intestinal, afinal, o caminho para a passagem de fezes está fechado e forçar o funcionamento do intestino, nesse caso, pode causar a ruptura intestinal.
Como garantir o funcionamento do intestino sem o uso de laxantes?
O intestino é responsável por processar a nossa alimentação, por isso, para manter a saúde intestinal, é essencial que sua alimentação seja equilibrada, sendo assim, não se esqueça de beber água. Para descobrir a quantidade ideal de água para consumir durante o dia, basta multiplicar seu peso por 30. Por exemplo, se você pesa 70 quilos, é só multiplicar 70×30 = 2.100, ou seja, a quantidade ideal de água para você consumir é de 2 litros e 100 mililitros. O indicado é que você tome essa quantidade no decorrer do dia, e não tudo de uma vez. Se você estiver com excesso de peso, devemos calcular a partir do peso ideal para sua altura.
Além disso, só a água não é suficiente para aliviar a constipação intestinal. É necessário que fibras sejam consumidas, assim, elas tornam as fezes mais pastosas, além de ter maior quantidade. Dessa forma, o intestino se expande e depois contrai, estimulando a descida das fezes. Outra vantagem do consumo de fibras é desenvolver uma flora intestinal equilibrada, que ajuda a manter o intestino saudável.
As atividades físicas auxiliam na manutenção da saúde cardiovascular e controle do peso, glicose, pressão arterial e gordura no sangue. Além disso, os exercícios auxiliam a manter o funcionamento do intestino, já que estimulam os movimentos peristálticos. A melhor notícia é que não precisa ser um exercício muito complexo, a caminhada já auxilia no funcionamento do intestino, entretanto, sempre busque orientação médica antes de iniciar um exercício, ainda que seja um exercício leve.
Você pode estar pensando: “já fiz tudo isso e nada adianta, será que não tem mais jeito?”. Bem, existem diversas causas que interferem no bom funcionamento do intestino. Entre elas podemos citar o uso de medicamentos ou doenças como a diabetes, depressão e ansiedade. Sendo assim, é nesse momento que investigamos as possíveis causas da constipação intestinal e consideramos o uso de laxantes para auxiliar no funcionamento do intestino.
Uso de laxantes: quando é indicado?
Existem algumas classes de laxante. Os formadores de bolo são aqueles que auxiliam na formação do bolo fecal. Outro tipo são os laxantes lubrificantes, que ajudam na passagem das fezes e, também, temos os laxantes osmóticos. Geralmente esses laxantes são os mais usados para movimentar o intestino sem que haja complicações a longo prazo.
Existem também os laxantes estimulantes e o uso de laxantes dessa categoria deve ser feito com a prescrição e acompanhamento médico. Eles agem estimulando o funcionamento do intestino e geralmente são indicados para pacientes com constipação intestinal crônica, síndrome do intestino irritável ou constipação familiar, por exemplo. Dessa forma, o uso deve ser feito seguindo as doses indicadas pelo profissional e respeitando o tempo de tratamento. O uso de laxantes combinados também é indicado para preparos para exames, como o preparo para a colonoscopia.
Sendo assim, sempre busque orientação médica e não se automedique. Em caso de constipação intestinal entre em contato e agende sua consulta com proctologista em BH.
Autor: Dr. Marcelo Werneck é coloproctologista em São Paulo e Belo Horizonte.
Comentários