As causas de fissura anal levantam muita dúvida. Afinal, o que pode levar ao surgimento de uma fissura? Bem, é impossível listar todas as causas de fissura anal, já que o quadro pode se desenvolver em diversas situações. Por isso, para sanar as dúvidas da melhor forma possível, resolvi listar os motivos mais comuns para o aparecimento de uma fissura anal. Vamos lá?
Bem, antes de falar sobre as causas de fissura anal, vamos entender o que é a fissura. A fissura anal é uma ferida que se forma na borda do ânus. Geralmente, ela é causada pela passagem de fezes duras, que rasgam a pele da região. Assim, uma fissura anal aguda – ou seja, um corte – é formada na borda do ânus e, na maioria dos casos, a fissura dói. A partir desse quadro, quando a região anal é machucada repetidas vezes e a cicatrização já não ocorre, a fissura anal aguda tende a evoluir para uma fissura anal crônica.
Sendo assim, o trauma na região anal, causado pela passagem de fezes duras, pode ser considerado a causa mais comum para o surgimento de uma fissura. Seja ela uma fissura anal crônica ou fissura anal aguda.
Agora que você já conhece as causas mais comuns de surgimento de uma fissura, vamos falar sobre os sintomas de fissura anal e sobre como reconhecer uma fissura típica e atípica.
Sintomas de fissura anal – fissura típica e atípica
Existem formas de classificar uma fissura como típica ou atípica. No geral, as fissuras típicas são causadas por traumas na região, enquanto as atípicas são causadas por outros fatores. Confira:
Localização: no geral, as fissuras surgem na parte “da frente” e “de trás” do ânus, que são as regiões sujeitas a maior tensão durante a evacuação. Quando a fissura está localizada nessa região, ela é considerada uma fissura típica. Sendo assim, as fissuras atípicas são aquelas que surgem fora da linha média do corpo. Dependendo das características (veja abaixo), uma fissura na linha média também pode ser atípica.
Características: fissuras com grandes alterações anatômicas, que produzem secreção, que não doem ou possuem grande alteração na anatomia, também são consideradas fissuras atípicas.
Assim, analisando estes sintomas de fissura anal é possível avaliar se elas são típicas ou atípicas. Mas afinal, o que pode causar uma fissura atípica?
Causas de fissura anal – Fissura atípica
IST’s (Infecções sexualmente transmissíveis): todas as IST’s que acometem a região do reto e do ânus podem causar lesões que podem ser confundidas com fissuras. Entre elas, a sífilis e a herpes são as mais comuns. A herpes, por exemplo, pode causar úlceras na região anal. Dessa forma, muitas vezes é preciso investigar a origem do machucado na região e tratar as causas mais prováveis.
Doença de Crohn: embora seja uma doença inflamatória intestinal, a Doença de Crohn pode se manifestar exclusivamente no ânus. Quando isso ocorrem o diagnóstico pode se tornar mais difícil, já que a doença nesse caso não promove alterações no intestino. Dessa forma, é importante observar que quando a região apresenta quadros de plicoma e fístulas, a Doença de Crohn pode ser a causadora.
Tuberculose: embora a manifestação mais comum da tuberculose ocorra no pulmão, também é possível que ela se manifeste no intestino e também no ânus. Quando isso ocorre, ela causa uma fissura anal atípica.
Estas são algumas das causas de fissura anal atípica. É importante lembrar que não é possível diferenciar com precisão estes sinais em casa. Portanto, caso você esteja com sintomas de fissura anal como: dor no ânus, secreção ou sangramento, marque uma consulta com o médico proctologista.
Comentários