Artigos e Notícias - Dr. Marcelo Werneck

(31) 3568 5068 / (31) 99720 1872

Previna-se contra o câncer

A estimativa para o biênio 2018-2019 é de 36 mil novos casos de câncer colorretal no Brasil. É um tumor muito sério e seu índice de mortalidade chega a quase 45%. A notícia boa é que, assim como a maioria dos problemas que afetam a saúde, esse também pode ser prevenido com hábitos simples. 
No caso de câncer colorretal, é necessário manter o peso corporal normal, praticar atividade física, adotar uma dieta rica em legumes, frutas e grãos integrais, não fumar, maneirar no álcool e fazer a colonoscopia regularmente - novas diretrizes da Sociedade Americana de Câncer estabelecem que o exame deve ser feito a partir dos 45 anos. 
O tumor colorretal é, na maioria das vezes, curável, quando diagnosticado precocemente e ainda não se disseminou para outros órgãos. O problema é que muitas pessoas não realizam o rastreamento através da colonoscopia e, por isso, apenas 40% dos casos são detectados em estágio inicial, quando o tratamento tem mais chances de ser bem sucedido. 
Existem outros fatores que influenciam no surgimento desse tipo de tumor, mas eles nós não podemos “controlar”, como é o caso da genética e da etnia - pessoas negras têm uma maior incidência da doença e cerca de 20% dos pacientes que desenvolvem a neoplasia têm outros membros da família que foram acometidos pela enfermidade.

O que pesa mais nessa história: estilo de vida ou genética? Certamente estilo de vida. Se você seguir as recomendações para se manter saudável, distancia-se cada vez mais do câncer. O importante é conferir se está tudo ok com o organismo e mantê-lo sempre em ordem, ok?

Comentarios

Nenhum comentário.

Comente aqui